Bom, agora vamos-lhe falar tudo o que precisa saber sobre Agricultura Biológica!

É certo que cada vez mais pessoas aderem a uma alimentação saudável, os produtos biológicos deixaram de ser um nicho de mercado para se tornarem parte da mesa de todos aqueles que querem cuidar da saúde.

É um facto, o bem-estar, a saúde, a preservação dos ecossistemas e a sustentabilidade do planeta são os principais motivos pelo qual os produtos biológicos são cada vez mais procurados.

1. O QUE É A AGRICULTURA BIOLÓGICA?

A Agricultura Biológica é um modo de produção agrícola que respeita profundamente o meio ambiente e a biodiversidade, e que premeia uma série de medidas preventivas para evitar a ocorrência de situações que obriguem ao uso de produtos fitossanitários.
Através de um conjunto de técnicas agrícolas, a Agricultura Biológica visa a utilização racional do sistema formado pelo clima-água-solo-microrganismos-planta, de modo a preservar o equilíbrio dos ecossistemas agrícolas e torná-los sustentáveis a longo prazo.
Na agricultura biológica são excluídas a quase totalidade das substâncias químicas de síntese, tais como os fertilizantes químicos e pesticidas de síntese.
Em suma, a Agricultura Biológica é um modo de produção que visa produzir alimentos e de elevada qualidade, saudáveis, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola.

2. COMO SE FAZ AGRICULTURA BIOLÓGICA?

A Agricultura Biológica baseia-se numa série de princípios e práticas comuns tais como: a rotação das culturas, a não utilização de fertilizantes químicos sintéticos nem pesticidas de síntese, ao aproveitamento de recursos naturais e à preservação de todo o meio envolvente. Destacamos:
– Rotação de culturas, como um pré-requisito para o uso eficiente dos recursos locais;
– Limites muito restritos ao uso de pesticidas e fertilizantes sintéticos, de antibióticos, aditivos alimentares e auxiliares tecnológicos, e outro tipo de produtos;
– Proibição absoluta do uso de organismos geneticamente modificados;
– Aproveitamento dos recursos locais, tais como o uso do estrume animal como fertilizante ou alimentar os animais com produtos da própria exploração
– Escolha de espécies vegetais e animais resistentes a doenças e adaptadas as condições locais;
– Criação de animais em liberdade e ao ar livre, fornecendo-lhes alimentos produzidos segundo o modo de produção biológico;
– Utilização de práticas de produção animal apropriadas a cada espécie

3. QUAL A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA BIOLÓGICA?

A Agricultura Biológica é a salvaguarda da saúde do consumidor, ao consumir um produto biológico isento de resíduos químicos. É, além disso e não menos importante, a salvaguarda da biodiversidade e ecossistemas, preservando o ambiente da contaminação de poluentes, cuja atual carga sobre os solos e as águas é, em grande parte, da responsabilidade de sistemas intensivos de agropecuária.

4. O QUE É UM PRODUTO BIOLÓGICO?

Os produtos biológicos são alimentos de natureza animal ou vegetal, produzidos de forma mais sustentável, com recurso a estratégias naturais no combate a pragas e doenças, reduzindo o uso das substâncias quimicas. Para poderem ser comercializados com o selo “biológico”, têm de obedecer a critérios fixados pela legislação europeia.
Na Europa, a Agricultura Biológica é alvo de legislação específica, o Reg. (CE) n.º 834/2007 do Conselho de 28 de junho, relativo à produção biológica e à rotulagem dos produtos biológicos, estabelecendo normas detalhadas cujo cumprimento é controlado e certificado por organismos acreditados para o efeito. Os produtos de Agricultura Biológica são reconhecidos pelo logótipo europeu de Agricultura Biológica.

A Consultua tem uma bolsa de formadores multidisciplinar e experiente,  especializada na área da educação e formação profissional agrícola. 

Links úteis:

Fontes: www.dgadr.gov.pt/ ; www.ifap.pt/portal/