Quem tem direito ao Acelerador Qualifica?

Sendo uma condição obrigatória, o aumento do nível de qualificação, o Acelerador Qualifica destina-se a adultos que reúnam determinadas condições de elegibilidade, entre as quais: 

  • Elegibilidade para frequentar o Processo RVCC*;
  • Conclusão do 3.º ciclo do ensino básico (B3) ou Ensino secundário (S); 
  • Conclusão do Nível 4 do QNQ (N4), desde que tenha o 12.º ano de escolaridade; 
  • Conclusão do Nível 5 do QNQ (N5) , desde que tenha o 12.º ano de escolaridade.

* O Processo RVCC é um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, adquiridas ao longo da vida, que lhe permite obter uma certificação escolar e/ou profissional, com base na demonstração de aprendizagens e competências, fruto das suas formações e experiências, nos diversos contextos da sua vida.

 


O Acelerador Qualifica é um incentivo atribuído ao adulto que conclui uma qualificação escolar ou profissional pelo processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), caso reúna as condições de elegibilidade. Pretende-se assim contribuir para a melhoria das qualificações dos adultos, através da participação e da certificação dos mesmos em processos RVCC, através da atribuição de um apoio financeiro em fases maduras do processo, isto é, após a certificação.

O apoio financeiro a atribuir tem um valor fixo equivalente a 1,25 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), sendo este atualizado anualmente. Este apoio visa alcançar, de forma gradual, 100.000 certificações de adultos em processos de RVCC, até ao quarto trimestre de 2025.

Assim, com o Acelerador Qualifica, concluindo o 9º ou 12º ano, ou certificação profissional, através do processo de RVCC, desde que elegível, poderá receber um apoio de 554€, tendo como referência o ano de 2022.

Para se inscrever no Centro Qualifica basta preencher o formulário infra. Será contactado pela nossa equipa que o apoiará no esclarecimento de todas as dúvidas em relação a este processo.

 

Formulário de pré-inscrição