Em que consiste o Processo RVCC?

Uma questão que recebemos com frequência é “O que é o Processo RVCC?”. Vamos então, aqui procurar clarificar em que consiste o mesmo.

A sigla RVCC significa Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. O Processo RVCC procura assim reconhecer, validar e certificar as competências que adquiriu ao longo da sua vida, e desta forma, conceder-lhe uma certificação escolar e/ou profissional. Este processo funciona com base na demonstração de aprendizagens e competências fruto das suas formações e experiências, nos diversos contextos da vida.

Existem duas modalidades diferentes em que se pode obter certificação — Escolar ou Profissional. Podendo também obter certificação na modalidade Escolar e Profissional em conjunto (Dupla Certificação).

O Processo de RVCC tem como vantagens a melhoria da situação profissional, facilitação da progressão na carreira, melhoria da autoestima, autoconfiança e autonomia, possibilidade do prosseguimento de estudos e, no caso das empresas, valorização dos seus recursos humanos.

Como me inscrever no Processo RVCC?

Este Processo é uma das respostas qualificantes dos Centros Qualifica, pelo que, o eventual encaminhamento para Processo de RVCC resulta da inscrição num Centro Qualifica.

A inscrição no Centro Qualifica pode ser feita online no formulário infra, ou nas nossas instalações em Mirandela e Vila Real, funcionando como uma pré-inscrição. 

A Consultua tem Centro Qualifica em duas áreas geográficas — CIM Terras de Trás-os-Montes (TTM) e CIM Douro. Pode inscrever-se no Centro Qualifica da sua área de residência, pelo que deve consultar se o seu município pertence ao nosso Centro Qualifica, para saber se está ou não abrangido.

No caso de se confirmar a abrangência, pode preencher o seguinte formulário, que a nossa equipa irá devolver resposta com a maior brevidade.

*Poderão ser elegíveis candidatos fora destas CIMs. Contacte-nos para analisar a sua situação.

Formulário de Pré-Inscrição

O seu município é abrangido pelo Centro Qualifica da Consultua?

Verifique se o seu município o permite frequentar o nosso Centro Qualifica.

. Alfândega da Fé
. Bragança
. Macedo de Cavaleiros
. Miranda do Douro 
. Mirandela
. Mogadouro
. Vila Flor
. Vimioso
. Vinhais

. Alijó
. Armamar
. Carrazeda de Ansiães
. Freixo de Espada à Cinta
. Lamego
. Mesão Frio
. Moimenta da Beira
. Murça
. Penedono
. Peso da Régua
. Sabrosa
. Santa Marta de Penaguião
. São João da Pesqueira
. Sernancelhe
. Tabuaço
. Tarouca
. Torre de Moncorvo
. Vila Nova de Foz Coa
. Vila Real

Por itinerância:
. Resende
. Vila Pouca de Aguiar