O que precisa de saber sobre o Acelerador Qualifica

3. Logo Acelerador Qualifica
qualifica-logo

Já ouviu falar do novo Acelerador Qualifica?

Neste artigo procuramos responder às questões mais comuns acerca deste. Se tiver alguma questão adicional, contacte-nos.

O que é o Acelerador Qualifica?

O Acelerador Qualifica é um incentivo atribuído ao adulto que conclui uma qualificação escolar ou profissional pelo processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), caso reúna as condições de elegibilidade.

Pretende-se assim contribuir para a melhoria das qualificações dos adultos, através da participação e da certificação dos mesmos em processos RVCC, através da atribuição de um apoio financeiro em fases maduras do processo, isto é, após a certificação.

O apoio financeiro a atribuir tem um valor fixo equivalente a 1,25 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), sendo este atualizado anualmente. Este apoio visa alcançar, de forma gradual, 100.000 certificações de adultos em processos de RVCC, até ao quarto trimestre de 2025.

Assim, com o Acelerador Qualifica, concluindo o 9º ou 12º ano, ou certificação profissional, através do processo de RVCC, desde que elegível, poderá receber um apoio de 554€, tendo como referência o ano de 2022.

Quem tem direito ao Acelerador Qualifica?

Sendo uma condição obrigatória, o aumento do nível de qualificação, o  Acelerador Qualifica destina-se a adultos que reúnam determinadas condições de elegibilidade.

Condições de elegibilidade:

  • Elegibilidade para frequentar o Processo RVCC;
  • Conclusão do 3.º ciclo do ensino básico (B3) ou Ensino secundário (S); 
  • Conclusão do Nível 4 do QNQ (N4), desde que tenha o 12.º ano de escolaridade; 
  • Conclusão do Nível 5 do QNQ (N5) , desde que tenha o 12.º ano de escolaridade. 
Como pedir o Acelerador Qualifica?

Caso frequente e conclua o processo RVCC em 2022 ou 2023 e também reúna as condições de elegibilidade anteriores, recebe, desde logo, o apoio financeiro do Acelerador Qualifica.

Como frequentar o Processo RVCC?

O Processo RVCC é uma das respostas qualificantes dos Centros Qualifica, pelo que, o eventual encaminhamento para o mesmo resulta da inscrição num Centro Qualifica.

Saiba então quais as etapas de inscrição no Centro Qualifica:

Etapas de incrição no Centro Qualifica
PRÉ-INSCRIÇÃO
Preencha o formulário para o podermos orientar corretamente. A nossa equipa irá devolver resposta com a maior brevidade.
ORIENTAÇÃO
O seu perfil e necessidades são analisadas. É traçado o seu projeto individual de educação e/ou qualificação profissional.
ENCAMINHAMENTO
Encaminhamento para uma das modalidades do Processo de RVCC ou outra modalidade adequada às suas necessidades, disponível na sua área de residência.

Caso resulte desta última etapa, encaminhamento para Processo RVCC, este seja concluído por si em 2022 ou 2023 e cumpra as condições de elegibilidade supra, irá beneficiar do Acelerador Qualifica.

Assim, a inscrição no Centro Qualifica pode ser feita online no formulário infra, ou nas nossas instalações em Mirandela e Vila Real, funcionando como uma pré-inscrição.

A Consultua tem Centro Qualifica em duas áreas geográficas — CIM Terras de Trás-os-Montes (TTM) e CIM Douro. Pode inscrever-se no Centro Qualifica da sua área de residência, pelo que deve consultar se o seu município pertence ao nosso Centro Qualifica, para saber se está ou não abrangido.

*Poderão ser elegíveis candidatos fora destas CIMs. Contacte-nos para analisar a sua situação.

No caso de se confirmar a abrangência, pode preencher o seguinte formulário. A nossa equipa irá devolver resposta com a maior brevidade.

Formulário de Pré-Inscrição

O seu município é abrangido pelo Centro Qualifica da Consultua?

Verifique se o seu município o permite frequentar o nosso Centro Qualifica.

. Alfândega da Fé
. Bragança
. Macedo de Cavaleiros
. Miranda do Douro 
. Mirandela
. Mogadouro
. Vila Flor
. Vimioso
. Vinhais

. Alijó
. Armamar
. Carrazeda de Ansiães
. Freixo de Espada à Cinta
. Lamego
. Mesão Frio
. Moimenta da Beira
. Murça
. Penedono
. Peso da Régua
. Sabrosa
. Santa Marta de Penaguião
. São João da Pesqueira
. Sernancelhe
. Tabuaço
. Tarouca
. Torre de Moncorvo
. Vila Nova de Foz Coa
. Vila Real

Por itinerância:
. Resende
. Vila Pouca de Aguiar