Tudo o que precisa de saber sobre o Processo RVCC

O que é o Processo RVCC?

A sigla RVCC significa Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. O Processo RVCC procura assim reconhecer, validar e certificar as competências que adquiriu ao longo da sua vida, e desta forma, conceder-lhe uma certificação escolar e/ou profissional. Este processo funciona com base na demonstração de aprendizagens e competências fruto das suas formações e experiências, nos diversos contextos da vida.

Existem duas modalidades diferentes em que se pode obter certificação — Escolar ou Profissional. Podendo também obter certificação na modalidade Escolar e Profissional em conjunto (Dupla Certificação).

O Processo de RVCC tem como vantagens a melhoria da situação profissional, facilitação da progressão na carreira, melhoria da autoestima, autoconfiança e autonomia, possibilidade do prosseguimento de estudos e, no caso das empresas, valorização dos seus recursos humanos.

Quem pode fazer?

O processo RVCC é uma das respostas qualificantes dos Centros Qualifica. Assim, o eventual encaminhamento para Processo de RVCC resulta da inscrição num Centro Qualifica.

Feita a inscrição num Centro Qualifica, o seu perfil, necessidades e ambições são analisadas e, com base nestas, é traçado o seu projeto individual de educação e/ou qualificação profissional. Deste, pode resultar, então, o encaminhamento para Processo de RVCC ou para cursos de Formação.

Critérios de frequência em RVCC:

  • Pessoas adultas com idade igual ou superior a 18 anos com nível de qualificação do QNQ inferior ao nível 5 e que, ao longo da vida, tenham realizado aprendizagens e adquirido competências relevantes para o efeito em diversos contextos.
  • Pessoas adultas com idade igual ou superior a 18 anos com um nível de qualificação do QNQ superior ao nível 5 que procurem obter uma qualificação profissional, numa destas áreas.
  • Pessoas adultas, com idade entre os 18 e 23 anos, inclusive, só podem ser destinatários de RVCC, caso comprovem possuir pelo menos três anos de experiência profissional (exceto nas situações autorizadas pela ANQEP, I. P. — públicos específicos ou se encontrem em situação de vulnerabilidade social).
Quanto tempo dura o RVCC?

A duração do Processo de RVCC depende, em primeiro lugar, da modalidade que escolher — escolar, profissional, ou escolar/profissional.

Este é feito à medida de cada um, dependendo do perfil e necessidades do/a candidato/a, num prazo que pode ir de 6 a 12 meses, dependendo das modalidades de certificação e do ritmo do candidato.

O candidato a Processo RVCC deve demonstrar:

  1. Capacidade de analisar e refletir acerca das experiências de vida que lhe permitiram adquirir conhecimentos e desenvolver competências;
  2. Capacidade de transferir conhecimentos e competências para outros contextos, nomeadamente sociais e profissionais, distintos daqueles em que os adquiriu;
  3. Um elevado grau de autonomia e de motivação para a aprendizagem e de compromisso com o processo, ao longo das suas diferentes fases, com o objetivo de concluir a qualificação;
  4. Ter um conjunto de experiências profissionais ou de vida relevantes para o processo ao qual se pretende candidatar.

(fonte: Portaria nº 61/2022)

Como me inscrever no Processo RVCC?

Este Processo é uma das respostas qualificantes dos Centros Qualifica, pelo que, o eventual encaminhamento para Processo de RVCC resulta da inscrição num Centro Qualifica.

A inscrição no Centro Qualifica pode ser feita online no formulário infra, ou nas nossas instalações em Mirandela e Vila Real, funcionando como uma pré-inscrição.

A Consultua tem Centro Qualifica em duas áreas geográficas — CIM Terras de Trás-os-Montes (TTM) e CIM Douro. Pode inscrever-se no Centro Qualifica da sua área de residência, pelo que deve consultar se o seu município pertence ao nosso Centro Qualifica, para saber se está ou não abrangido.

*Poderão ser elegíveis candidatos fora destas CIMs. Contacte-nos para analisar a sua situação.

No caso de se confirmar a abrangência, pode preencher o seguinte formulário. A nossa equipa irá devolver resposta com a maior brevidade.

Formulário de Pré-Inscrição

O seu município é abrangido pelo Centro Qualifica da Consultua?

Verifique se o seu município o permite frequentar o nosso Centro Qualifica.

. Alfândega da Fé
. Bragança
. Macedo de Cavaleiros
. Miranda do Douro 
. Mirandela
. Mogadouro
. Vila Flor
. Vimioso
. Vinhais

. Alijó
. Armamar
. Carrazeda de Ansiães
. Freixo de Espada à Cinta
. Lamego
. Mesão Frio
. Moimenta da Beira
. Murça
. Penedono
. Peso da Régua
. Sabrosa
. Santa Marta de Penaguião
. São João da Pesqueira
. Sernancelhe
. Tabuaço
. Tarouca
. Torre de Moncorvo
. Vila Nova de Foz Coa
. Vila Real

Por itinerância:
. Resende
. Vila Pouca de Aguiar