Descrição
Localidade
Chaves
Data Início
02/12/2024
Data Fim
14/03/2025
Observações
HORÁRIO LABORAL | COM BOLSA DE FORMAÇÃO PARA DESEMPREGADOS
Localidade
Vila Real
Data Início
01/04/2025
Data Fim
20/06/2025
Observações
HORÁRIO LABORAL | COM BOLSA DE FORMAÇÃO PARA DESEMPREGADOS
A ação integra-se na Tipologia da Operação 4030 – Formações Modulares Certificadas, Prioridade 4C – Mais e melhor (re)qualificação de adultos para crescer, do PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), com enquadramento legal na Portaria n.º 66/2002 de 1 de fevereiro – Regulamenta as formações modulares certificadas previstas na alínea f) do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro.
Idade Mínima: 18
Idade Máxima: 99
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas: Perfil dos Destinatários:
– Pessoas adultas que à data do início da formação tenham idade igual ou superior a 18 anos (excecionalmente poderão ser selecionadas pessoas que ainda não tenham completado os 18 anos à data de início da formação desde que comprovadamente inseridas no mercado de trabalho)
– FORMANDOS EMPREGADOS (deverão comprovar a sua situação profissional com a inscrição no serviço público de emprego requerida em data do mês de início da formação ou anterior OU Registo de descontos na Segurança Social).
Os formandos deverão adquirir competências por forma a aplicar os
UFCD 6558 – Atividade profissional do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
UFCD 6562 – Prevenção e controlo da infeção: princípios básicos a considerar na prestação de cuidados de saúde
UFCD 6572 – Higiene, segurança e saúde no trabalho no setor da saúde
UFCD 6574 – Cuidados na higiene, conforto e eliminação
UFCD 6571 – Técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte
UFCD 6575 – Cuidados na alimentação e hidratação
UFCD 6581 – Gestão do stress profissional em saúde
300
1 – Formação presencial/em sala (turma)
Diagnóstica
No início da ação é realizada uma avaliação diagnóstica que, não tendo qualquer intenção classificativa, tem como objetivo a identificação dos conhecimentos que os formandos possuem no momento de entrada na ação, bem como a maximização da aquisição de conhecimentos e competências pela adequação e conhecimento do perfil do formando.
Formativa
Promovida no decurso da ação, pretende identificar desvios aos objetivos fixados, detetar problemas e aplicar soluções, tendo sempre em vista o reajuste da estratégia pedagógica do formador no sentido de atender a percursos individuais e de grupo. A avaliação formativa consubstancia-se em diversas estratégias que implicam sempre o feedback do formador, quer em suporte escrito, quer em suporte oral/presencial a partir da realização de Propostas de Trabalho.
Sumativa
A avaliação sumativa realiza-se no final de cada unidade de formação de curta duração.
A metodologia de avaliação prevê, para além, da avaliação dos conhecimentos científicos e competências técnicas, a avaliação de competências transversais, de âmbito comportamental, bem como o exercício de auto avaliação do formando que terá sempre a oportunidade de refletir e tomar consciência do seu percurso de aprendizagem.
Para cada unidade de formação a avaliar será concebido/a:
– Enunciado da Avaliação de Competências;
– Corrigenda da Avaliação de Competências;
– Grelha de Correção da Avaliação de Competências;
– Registo da Avaliação do Formando por Objetivos de Aprendizagem.
Considera-se que um formando tem “aproveitamento” na ação de formação quando obtém na prova teórica uma classificação igual ou superior a 10 valores “. A prova teórica é classificada com base numa escala de 0 a 20 valores.
Avaliação de Reação:
Sendo esta uma ação de curta duração (com menos de 300 horas), os questionários aplicar-se-ão no final da mesma.
Os inquéritos por questionário aplicar-se-ão a formandos, formador, coordenador [e entidade cliente quando se aplique].
Avaliação de Desempenho
Sendo esta uma ação de curta duração (com menos de 300 horas), o formador será avaliado uma vez, no final da ação, salvo se, decorrente de alguma ocorrência, seja necessário avaliar o seu desempenho antecipadamente.
O desempenho dos formadores é avaliado por formandos, coordenador e pelo próprio. Estas avaliações resultam numa média global de desempenho. Esta média é calculada pelo somatório das apreciações obtidas, divididas pelo número de respostas, sendo que as respostas dos formandos têm um peso de 50%, as do coordenador têm um peso de 40% e as do formador têm um peso de 10%.
Confere Certificado de Qualificações, emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) do Ministério da Educação, conforme Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho, com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações – Decreto-Lei nº 396/2007.