Descrição
De acordo com a Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio que estabelece o regime de formação e certificação de competências pedagógicas dos formadores que desenvolvem a sua atividade no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, enquadramento legal do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (FPIF), planificar uma sessão de formação é uma competência básica essencial à atividade profissional de formador. De tal forma o é, que podemos encontrar na estrutura curricular do curso de FPIF um módulo dedicado a essa temática: Módulo 5 | Operacionalização da Formação: do plano à ação.
O curso “O Plano de Sessão em 5 atos” pretende ser uma resposta direcionada que, a partir de 5 etapas, 5 passos, 5 atos, habilita o formando para a construção do plano de sessão de uma forma extremamente prática, gradativa. Para além da sua eficácia, fornece-lhe ainda reais instrumentos e ferramentas de trabalho para o seu futuro enquanto formador.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas: Dirigidos a formadores ou futuros formadores que pretendam adquirir e/ou aperfeiçoar competências na construção de um plano de sessão.
Construir um plano de sessão de acordo com os requisitos da DGERT.
Ato 1. Desenho da Sessão
A forma do plano de sessão
Os elementos em relação na forma do plano de sessão
Ato 2. Conteúdos
Definição de conteúdo
Redação de conteúdos: quem e como
Natureza dos conteúdos: teórico e/ou teórico-prático
Divisão de conteúdos pelas etapas da sessão
Exercícios práticos
Ato 3. Objetivos
Centrados no formando;
Verbos operatórios – (domínios dos objetivos – psicomotor, cognitivo, afetivo)
Ligação direta aos conteúdos;
Objetivo geral VS objetivo específico;
Redação de objetivos de acordo com o triplo C e projetando já as atividades didáticas.
Exercício prático
Ato 4. Atividades
Critérios a ter em conta na determinação de uma atividade:
os objetivos operacionais;
conteúdos
recursos disponíveis
etapas e tempos das etapas da sessão
os formandos
o perfil do formador
Exercício prático de aplicação
Ato 5. Avaliação
Avaliação:
Decidir o tipo de avaliação face às atividades propostas:
Diagnóstica/ Formativa/sumativa
Exercício prático
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
O objetivo deste curso é a aprendizagem por si só e a possibilidade de obter um conjunto de ferramentas e instrumentos de aplicabilidade imediata para a atividade de formador, mais propriamente para a elaboração de planos de sessão.
Trata-se, portanto, de um curso cujo aproveitamento é tido após a sua conclusão que é assinalado pela resposta ao inquérito do tópico “Conclusão”.
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua, pelo que a sua conclusão corresponde à obtenção de um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário realizá-lo na sua totalidade.