APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PROJETO PLPQ - EM REDE, QUALIFICAMOS!

Os Centros Qualifica da Consultua, de Mirandela e de Vila Real, viram aprovadas as candidaturas aos Projetos Locais Promotores de Qualificações de nível B1/B2/B3 – PLPQ, pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.(ANQEP), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 98 pontos em 100, tendo sido a segunda melhor pontuação do país.

Ambos os projetos foram apresentados publicamente, em Mirandela e em Vila Real, no passado dia 14 de dezembro de 2023, com a presença da Sra Presidente da ANQEP, Filipa Henriques de Jesus.

O Centro Qualifica da Consultua da CIM TTM, em Mirandela, apresentou o projeto PLPQ – Em Rede Qualificamos!, no auditório da EsACT- Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo – IPB,  estiveram presentes + 60 parceiros do projeto, os quais, consideram ser  imprescindível garantir que todos os adultos tenham acesso à formação para o crescimento pessoal e profissional.

Para a apresentação do projeto PLPQ – Em Rede Qualificamos!, o Centro Qualifica da Consultua da CIM DOURO, em Vila Real, teve o privilégio de contar com + 40 entidades parceiras, todas munidas com o propósito de promover a aprendizagem junto dos adultos em articulação com os PLPQ.

Em ambas as apresentações, os Centros Qualifica da Consultua tiveram a presença dos parceiros dos projetos, de candidatos que passaram por processos de qualificação e de ilustres oradores, nomeadamente a Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP, Filipa Henriques de Jesus, entidade que regula a formação em Portugal, a Diretora da ESACT, Sónia Nogueira, Diretora Geral da Consultua, Rita Messias, Presidente do Município de Mirandela, Júlia Rodrigues e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real e Vereador com o Pelouro da Educação e Ensino, Alexandre Favaios.

“Consideramos, na ANQEP que este Centro Qualifica é de excelência e funciona muitíssimo bem, a prova disso é o excelente projeto que apresentaram no âmbito do PRR, envolvendo este conjunto de parceiros absolutamente fundamentais para que tenha sucesso e um bom indicador é esta sessão a que assistimos em dar esta visibilidade”
Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP
Dr.ª Filipa Henriques de Jesus
“O que pretendemos alcançar é que todos os inscritos não desistam, e que adquiram competências que lhes permitam uma melhor integração na sociedade e no mercado de trabalho, uma vez que assistimos a mudanças aceleradas que exigem das pessoas mais preparação e mais qualificações."
Diretora Geral da Consultua
Dr.ª Rita Messias
“Este público muito difícil de aproximar da formação e da capacitação, é fundamental haver este tipo de projetos para nos tornarmos um concelho mais competitivo e para que as pessoas possam evoluir no mercado de trabalho”
presidente do Município de Mirandela
Dr.ª Júlia Rodrigues

Reportagem da Rádio Terra Quente sobre o Evento de Mirandela

Em Mirandela e Vila Real, ex-formandos fizeram-se ouvir através dos seus testemunhos, o que permitiu comprovar a importância da sua qualificação para o desenvolvimento pessoal e profissional. 

No decorrer dos eventos, procedeu-se também à entrega de Certificados de Qualificação a candidatos certificados pelo processo de RVCC e cursos EFA, estes foram também momentos de emoção e orgulho para todos.

Os Centros Qualifica da Consultua apresentaram o Logotipo que irá acompanhar e definir todo um caminho a ser construído juntamente com os parceiros.

As apresentações terminaram com a entrega de selos às entidades parceiras de cada um dos projetos, de forma a selar o compromisso assumido na candidatura e também agora publicamente.

Em súmula, ambos os eventos foram um sucesso, marcados pela máxima “Formar para Desenvolver”. As Equipas de cada Centro Qualifica apresentaram a MISSÃO, OBJETIVOS e ESTRATÉGIAS para clarificar estes projetos junto dos parceiros e dar início aos dois projetos, EM REDE, QUALIFICAMOS!, junto da população. 

Neste seguimento, os Centros Qualifica da Consultua pretendem que as Entidades Parceiras da Qualificação que aceitaram fazer parte desta missão, possam, em conjunto com os Centros Qualifica, desenhar estratégias e formular planos para chegar às pessoas que mais precisam de aumentar a escolaridade e desenvolver competências.

Destacou-se que o envolvimento de todos os parceiros é essencial, devido ao facto de existir uma maior proximidade e confiança com as pessoas, que, em articulação com os Centros Qualifica, ajudará na mobilização das mesmas, nomeadamente dos adultos que ainda não conhecem os benefícios da formação.

Espera-se que estes projetos contribuam para o aumento da qualificação dos adultos e, também, que ajudem a promover o aumento da autonomia na vida quotidiana, pelo desenvolvimento das diversas literacias, da qualidade de vida, da consciência de cidadania, com vista a formar cidadãos conscientes e atuantes na construção de uma sociedade mais justa e igualitária e que sejam capazes de elaborar uma visão crítica da realidade e encontrar soluções para os desafios com que se deparam.

O QUE É O PLPQ?

Nós dizemos-lhe o que é, para quem é e como se pode inscrever

 

Também nos pode contactar por telefone em 278 263 685 ou para o email formar@consultua.com.