5 razões para fazer o Curso de e-formador

Todos nós, formadores, nos iniciamos nesta área fazendo um curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, ou, a nossa formação de base contemplou uma carga horária suficiente de pedagogia para que esta existisse no nosso conjunto de competências.

Ora, porque fazer então o curso de e-formador/ e-tutor?

O curso de e-formador é uma formação complementar à Formação Pedagógica Inicial de Formadores, em que se pretende preparar os formadores para a presente e crescente realidade da formação à distância. Ser formador na presença dos formandos é muito diferente de sê-lo à distância! Eis as 5 razões para o fazer:

1. Familiarize-se com as ferramentas online 

Preparamos profissionais para que se possam organizar, implementar, gerir e desenvolver ações de formação à distância, utilizando as ferramentas disponíveis na plataforma Moodle com vista à dinamização de sessões síncronas e assíncronas, conceção e utilização de materiais pedagógicos e sistemas de avaliação em plataformas e-Learning no contexto da formação, tendo em conta um modelo pedagógicoativo e dinâmico com base no construtivismo e no desenvolvimento da trilogia do conhecimento – saber, ser e fazer.

2. Saiba tudo sobre como trabalhar com a Moodle

Nesta formação vai conceber, implementar, gerir e acompanhar cursos de formação à distância na plataforma Moodle. É uma formação com uma forte componente prática em que poderá praticar, desde logo as suas aprendizagens. Assim, aprenderá a planificar, na totalidade, um projeto de um curso (da área científica d@ formand@), como implementar o mesmo e como configurá-lo no Moodle. E se tiver alguma questão pode colocá-la no Chat que tem à sua disponibilidade e ainda, no Fórum ou numa das sessões em tempo real com a nossa formadora.

3. Obtenha um certificado e enriqueça o seu currículo 

Ao concluir o curso de e-formador/ e-tutor na Consultua com aproveitamento, obtém um Certificado de Formação Profissional, emitido em SIGO, que lhe abre as portas para dar formação online. Neste momento, entidades como a Consultua aceitam apenas  formadores  com certificação de e-tutor para ministrarem formação online. Tal, porque é uma condição curricular obrigatória, e mais importante ainda, garante qualidade aos nossos serviços com a certeza de que a formação que está a receber terá rigor científico e técnico.

4. Exceda-se enquanto profissional

Neste curso procuramos também explorar as boas práticas, características e estratégias formativas da formação e-learning. Terá um entendimento aprofundado e integral do que é ser e-tutor, ao mesmo tempo que pode intervir e personalizar o curso perante as suas necessidades e interesses. 

Desenvolvemos este curso a pensar em si, com base num percurso formativo flexível permitindo-lhe personalizar o seu processo de ensino-aprendizagem. Para além disso, estão disponíveis os conteúdos adequados aos objetivos propostos e terá mecanismos de interatividade entre formand@ e formador(a), bem como com a plataforma onde se encontram os mesmos.

5. Receba acompanhamento constante na Consultua, pelo Chat e Fórum

O nosso curso de e-formador/e-tutor decorrerá em ambiente e-Learning, através da plataforma que a Consultua dispõe para dinamização de cursos à distância.

No decorrer do curso será disponibilizado:

— Fórum, que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa;

— Sessões de videoconferência, que visam o esclarecimento de questões mais específicas onde se pretende criar situações que permitam aos futuros e-formadores/e-tutores ficarem com uma preparação exímia, para, no futuro assumirem com excelência, tarefas enquanto e-formadores/e-tutores.

A Consultua tem a formação para formadores como uma das suas áreas primordiais. Contamos com os melhores profissionais na área, sendo que apostamos em resposta interna nesse sentido.  Desde 2001 que temos formação na área e já formámos mais de 3500 formadores.

Estamos ao seu dispor. Contacte-nos.

Para alguma questão relacionada com o curso de e-tutor contacte-nos por telefone ou para o email formar@consultua.com.