Testemunhos

O que se diz sobre nós e sobre os nossos cursos !!!

“Numa altura onde se teme pela educação e formação, onde tudo neste âmbito parece estar comprometido dada a situação atual pandémica, eis que nos é apresentada uma ação de formação “à distância”, num regime 100% E-Learning. O que teria tudo para não correr da melhor forma, dado os medos e os “senãos” que existem em relação à educação e formação E-Learning, acabou por se revelar numa excelente formação.

Decidi frequentar esta ação dado que, independentemente da área de formação de cada um, podemos sempre complementar com esta componente de formação: a nossa carreira pode não passar por dar formação a tempo inteiro, mas podemos fazê-lo num regime pós-laboral e como complemento.

Confesso que não foi totalmente fácil dado que se trata de uma formação bastante trabalhosa, ainda que em sistema E-Learning, existem bastantes trabalhos para fazer que exigem bastantes organização e trabalho, mas acho que é isso que no fim faz de cada um de nós, formandos, melhores formadores do futuro.”

Beatriz Ferreira Queiroz

NEXT

“Venho por este meio manifestar o meu agrado por ter frequentado esta formação (Curso de e-formador/e-tutor).

Assim, para além da questão da credenciação que a mesma proporciona e que manifestamente valoriza a nossa carreira profissional e formativa, venho por este meio dar os parabéns à Consultua, pela qualidade dos formadores que disponibiliza (nesta formação eFormador e na anterior, Formação de Formadores) pois todos sem excepção tiveram uma postura de colaboração e de apoio aos formandos sempre numa perspectiva construtiva e de valorização dos mesmos para além de mostrarem claramente dominarem o conhecimento nas suas áreas de intervenção.

Agradeço à Dra. Patrícia Bernardo o ter-me incentivado a participar nestas duas formações, que sem duvida foram uma mais valia no meu percurso profissional e educacional.

Agradeço à Dra. Eduarda Ferreira a paciência em me ter “aturado” ao longo desta eFormação, para além dos timings previstos para a mesma a qual me deu a conhecer vários softwares de apoio e que se tornaram numa mais valia preciosa para o meu futuro que na área de formação quer profissional.

Por fim, um agradecimento à Engª. Judite, coordenadora da formação e consequentemente à Consultua, por me ter proporcionado as condições para que eu pudesse frequentar a mesma.”

Muito obrigado,

Luís Camacho

NEXT

“Estou grata por ter tido a oportunidade de ter frequentado este curso de e-formador/e-tutor.

Aprendi muitos recursos que desconhecia, que me vão ser muito úteis no meu trabalho.

Agradeço à Doutora Eduarda Ferreira toda a disponibilidade e na qual foi excelente, e gostei muito de a ter conhecido.

Aproveito também para dar os parabéns à Consultua pela qualidade que tem dos Formadores.

Já frequentei algumas formações nesta entidade e quero continuar.”

Um abraço para todos!

Atenciosamente

Isabel Maria de Carvalho Pires

NEXT

” Eu, Rita Salomé Morais de Oliveira, formanda do Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores – B-Learning, na Consultua de Mirandela, de Janeiro a Março do ano 2019, venho por este meio  agradecer a todas as Formadoras com as quais tive o gosto e o prazer de aprender os segredos e a essência de ser Formador.

Um curso excecional, com aprendizagens fundamentais e essenciais para o início do percurso de Formador.

Nesta fase, sinto-me preparada para outra etapa profissional por mérito do Curso, da Entidade e, como será evidente e principalmente, a cada Formadora.

Desta forma, serve o presente para agradecer a cada Formadora a partilha de conhecimentos e, consequentemente, agradecer o meu crescimento pessoal.

À Formadora Patrícia Bernardo, um obrigada pela sua disponibilidade, paciência e conselhos e dicas que levarei, com toda a certeza, para o meu percurso profissional assim como a nível pessoal!

Um exemplo a seguir!

Obrigada, Formadora Patrícia!

À Formadora Cecília Gomes que sempre me esclareceu todas as minhas dúvidas que surgiram durante os módulos dinamizados pela mesma, de forma rápida e eficaz, deixando absolutamente nada por dizer ou elucidar!

Obrigada, Formadora Cecília!

Às Formadoras Tatiana Varela e Sandrina Silva, e à Coordenadora Sónia Romano, o meu obrigada pela disponibilidade que sempre demonstraram, sem nunca colocar em causa o apoio prometido!

Uma excelente entidade formadora, com profissionais de excelência, com a exigência e apoio indispensável!

Motivaram quando necessário. Exigiram quando necessário.

Estarei eternamente grata por este percurso!

Agradeço-vos por me sentir realizada!”

Rita Salomé Morais de Oliveira

NEXT

“O sonho comanda a vida”

” Eu, Margarete da Luz Medeiros sou prova viva disso. O meu percurso a minha história, é feita de sonhos, sonhos que eu transformo em objetivos. Objetivos que me levam a outra página, com esforço, resiliência e graças a pessoas fantásticas que se cruzam comigo, sim, porque os caminhos sinuosos não se percorrem sozinho/a. Agradeço a Deus, ao Universo, a todas as forças superiores que me regem, por hoje estar onde estou.

O meu sonho era depois de todo um humilde percurso, ser formadora, o desejo de contribuir para a formação do outro, para o seu enriquecimento, para ajudar a dar sentido a uma vida, dotando-a de competências, de saberes, falou mais alto e passou a um objetivo, então, chega até mim a formação inicial de formadores BLEARNING- EDIÇÃO DE MIRANDELA, da Consultua. Que dia abençoado esse. Terminei a formação, na Ação A94001119, no dia 17 de março e muito tenho a agradecer a esta instituição, Consultua, pela oportunidade que me deram, agradecer, por acreditarem em mim, agradecer por me transmitirem, de uma forma clara, profissional e humana, tudo aquilo que sonhei um dia transmitir aos outros. Obrigada Consultua, por fazerem parte do meu crescimento enquanto pessoa e enquanto profissional. Obrigada pela equipa fantástica, com quem tive o privilégio de trabalhar, formadoras, coordenadora e formandos. Seres humanos disponíveis, acessíveis, sensíveis, exigentes, competentes e muito profissionais, em momento algum me senti abandonada ou desmotivada, sempre uma palavra certa, para aquele momento menos bom.

Aprendi muito, passei a ver o mundo formativo com outros olhos, numa outra perspetiva. Foi muito gratificante e sinto me capaz de ingressar neste mundo com que um dia sonhei, confiante e de forma profissional, como me transmitiram a minhas formadoras, Patrícia Bernardo, com a sua forma tão própria de estar. Afável, disponível, altruísta, sempre com o mel numa mão e o “puxão de orelhas” na outra, grata por fazer parte do meu percurso, bebi cada ensinamento seu e ficará para mim como um exemplo.

“Best regard”. 😉

– Cecília Gomes, que grande honra ter partilhado este tempo de formação consigo. Sempre exigente, disponível, acessível a todos e tão acertiva nas suas fantásticas “ notas” que irei levar comigo. Bem haja.

– Tatiana Varela e Sandrina Silva, grata pela afabilidade com que lidaram com as minhas dúvidas, sempre com os vossos preciosos conhecimentos e disponibilidade.

– Coordenadora Sónia Romano, bem haja pelo tempo que me dispensou em tantas ocasiões, grata por estar lá.

Se foi fácil? Não, mas eu voltaria a faze-lo, afinal alguém disse: “não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses”.

Hoje posso dizer que graças a este curso e à família Consultua, estou apta para uma outra etapa da minha vida.

Bem hajam! “

Margarete da Luz Medeiros

NEXT

“O meu nome é Emanuel Soares, frequentei a Formação Pedagógica Inicial de Formadores 100% e-learning, que passou a ter este formato devido à pandemia que atravessou fronteiras mundialmente, em Março de 2020, e ainda sem fim à vista.
Não sei se esta forma de ensino irá continuar a existir, mas eu fiz parte da primeira fornada!
Como sou dono do meu posto de trabalho tenho pouco tempo, infelizmente, para frequentar formações, ou pelo menos tantas como eu gostaria e esta oportunidade para mim foi excelente por me proporcionar uma liberdade que em formato presencial nunca seria possível. Tantas vezes adiada a inscrição neste curso, a quarentena geral foi uma alavanca para ocupar o tempo livre que semanas antes não existia.
Foi a minha primeira formação neste formato, apesar das limitações e dificuldades sentidas, Internet, aplicações que nunca havia experimentado, tudo isso foi ultrapassado. A equipa de formadoras tem já uma vasta experiência, conseguindo assim sugerir possíveis resoluções para anular problemas, desde partilhas de telas no zoom, possíveis ruídos de fundo com auriculares ou micros, enfim, coisas que se aprende com a experiência! Os conteúdos para além de terem sempre uma boa apresentação, também nos foram sempre apresentados dentro dos prazos estabelecidos. Mostraram sempre disponibilidade para dilatar os nossos prazos de apresentação de trabalhos. Toda a equipa mostrou estar à altura do desafio, estão de parabéns!
Julgo não estar errado ao afirmar que este modelo de formações veio para ficar. O mundo mudou, o ser humano tem capacidade de se adaptar e bem, como é o exemplo desta Formação Inicial de Formadores e deste grupo fantástico da Consultua que tornou possível uma formação 100% e-learnig.”

Desejo as maiores felicidades, sucesso e muito obrigado por tudo!
Cumprimentos,
Emanuel Soares

NEXT

“O meu testemunho sobre esta formação foi excelente e uma experiencia a repetir. Foi bastante difícil conciliar esta formação com a minha vida pessoal/profissional. Foi uma formação que surpreendeu todas as minhas espectativas. Adorei todos os módulos desde o primeiro ate ao último. Formadoras extremamente atenciosas, bem-educadas e acima de tudo profissionais certamente que na minha opinião a Consultua foi bem representada. Conheci gente nova com outros estudos e outra vida profissional onde aprendi muito com eles e certamente fiz amigos.

Esta formação foi única para mim, nunca realizei uma formação 100% pela Internet, onde se fosse presencial era muito mais fácil e seria mais vantajoso quer para nós quer para as formadoras, seria mais fácil formarmo-nos, onde as dúvidas poderiam ser tiradas com mais facilidade e a formação poderia ser mais rentável. Mais acima de tudo foi uma formação que vai me dar bastante jeito na minha vida profissional. Aconselharei vivamente todos os meus colegas que querem fazer formação, em fazer com vocês, com a CONSULTUA.

Cumprimentos,
David

NEXT

“O facto deste sistema de ensino ter por base a Web e assentar em plataformas que permitem ao formando aprender à distância, implementando um ritmo de estudo personalizado (ex. pode consultar a qualquer hora e em qualquer lugar os materiais objeto de estudo (sempre disponíveis e atualizados), facilita o processo de aprendizagem.
Contudo, e na ótica de Formador, reconheço que este sistema em ambiente de e-learning (100% on-line), apresenta algumas vicissitudes, sobretudo no que concerne aos problemas técnicos que não podem ser ignorados: muitas vezes ocorrem problemas ao nível da plataforma escolhida, do computador, da webcam, da qualidade da rede…etc, o que nos pode dificultar o acesso aos materiais e à compreensão do assunto abordado. A meu ver, o maior constrangimento do ponto de vista técnico, situa-se sobretudo ao nível da qualidade do som.
Quanto ao Curso em si, muito difícil de ministrar em ambiente de e-learning (100% on-line), decorreu de forma EXEMPLAR a todos os níveis. Houve uma grande “cumplicidade” entre Formadores e Formandos. Estou certo que TODOS saímos a ganhar!

Cumprimentos,
Jorge Magalhães

NEXT

Considero que o curso foi extremamente útil. Feito ao ritmo de cada um e com um apoio excelente por parte da formadora.
Permitiu-me atualizar os conhecimentos e aprender muita coisa que poderei utilizar nos meus cursos!
O apoio por parte da Consultua, nomeadamente da coordenadora foi fantástico.
Muito obrigada! ”

Clara Guerreiro

NEXT

” Para um primeiro contato com esta ferramenta pedagógica, correu bastante bem! Achei bastante interessante explorar os diversos recursos que surgiam de módulo para módulo. No entanto, o mais desafiante foi a gestão do tempo. Algo que deve ser ajustado ao ritmo de vida de cada formando. Neste caso, realço e agradeço a disponibilidade e compreensão da formadora. Obrigada pela partilha.

Elodie Teixeira

“Para mim fazer o processo do RVCC foi uma mais valia, pois permitiu-me a certificação da carreira profissional na área de Técnica de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade.

Através desta formação, também adquiri e consolidei vários conhecimentos da minha área que me vão permitir desempenhar o meu papel profissional de um modo mais eficiente, sentindo maior segurança no acompanhamento diário dos nossos utentes, população cada vez mais envelhecida e com maiores níveis de dependência.

Não podia também deixar de agradecer as formadores que nos acompanharam, nomeadamente ao Enfermeiro Paulo e à Dra. Patrícia, por me ajudarem a concluir mais uma etapa da minha vida.

Um bem haja a todos!”

Tânia Borges, 2020

“Foi uma excelente oportunidade para concluir o meu 12 ano . Tive sempre acompanhamento de profissionais muito empenhados que ao longo do processo RVCC contribuíram para a minha valorização pessoal e profissional . Obrigado Consulta!!!”

Luís Peixoto

Next

“Adquirir esta certificação profissional de Cozinheira foi muito útil a nível pessoal e laboral. Ganhei novas competências e os formadores foram muito importantes no processo de aprendizagem por estarem sempre a elevar a nossa motivação. A certificação via RVCC permite-nos estar no ápice das nossas capacidades e como tal exercer o nosso trabalho de forma correta, pelo que só tenho a agradecer.”

Maria Hermínia 

Next

“O meu RVCC foi um bocadinho sem querer eu estava em casa por causa do covid a passar os dias no sofá na brincadeira com o meu Facebook quando me apareceu a inscrição.  Fiz a inscrição,  mais naquela de não tenho nada melhor para fazer, mas foi uma experiência única de colocar por escrito as minhas experiências de criança, dos meus pais e do país onde nasci. Tudo que estava no meu coração ficou em papel, trabalhei muito para ficar perfeito e consegui transmitir para quem leu a minha vida e a minha história, estou muito orgulhosa de mim própria, só ganhei com esta experiência, auto estima e admiração por mim pois sou uma mulher com determinação que nem sabia que tinha!

Obrigada a todas as formadoras da Consultua e à Sofia que me ajudaram a tornar esta brincadeira numa lição.”

Lídia Teixeira

Next

“O Processo RVCC – Reconhecimento, validação e certificação de competências, tal como o nome indica, é uma oportunidade para conseguir valências em termos académicos, para terminar o ensino secundário. Destina-se essencialmente a adultos que por uma ou outra razão deixaram os estudos para trás.

Para mim, foi uma experiência única – adquiri conhecimentos, vivi outros e revi a minha vida em aspetos que estavam um tanto esquecidos ou adormecidos. Adquiri competências em assuntos da atualidade dos quais eu não conseguia expor as minhas ideias até então. Terminar o ensino secundário obrigatório era muito importante para o meu ego, curriculum e percurso profissional.

Agarrei este processo com o máximo de empenho para ver o meu sonho realizado.

Agradeço muito ao Centro Qualifica de Mirandela e a todos os formadores, coordenadores deste estabelecimento de ensino pela oportunidade que me deram, encaminhando-me para o caminho do sucesso!

Nunca é tarde para recomeçar, aproveitem esta oportunidade.

Muito obrigado!!”

Maria Celeste Ferreira Morais

Next

“Para mim fazer o processo do RVCC foi uma mais valia, pois pude mudar de carreira profissional de Assistente Operacional, para Assistente Técnica. 

Obtive novos saberes e outros conhecimentos em áreas como a  Informática,  francês,  cidadania.

Gostei muito de tudo que aprendi, gostei das formadoras Dr. Patrícia Dr. Nathalie , Dr. Ricardo, Dr. Cláudia , da formadora de informática , de todos! Conseguiu realizar um sonho que já tinha há alguns anos, fiquei muito feliz.

Obrigada a todas, continuem a fazer muitas mais pessoas felizes!”

Preciosa Santos

Next

“Em primeiro lugar, deixar aqui um agradecimento especial à Consultua – Ensino e Formação Profissional, nomeadamente à Drª. Patrícia Bernardo, pelo apoio, disponibilidade, ajuda e atenção na oportunidade que me proporcionaram na realização deste processo de reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais na certificação de Técnico de proteção Civil, Nível 4.

A concretização deste processo, que tem como principal objetivo a nossa valorização profissional, através das aprendizagens adquiridas ao longo das nossas vidas e/ou carreiras profissionais, teve assim uma importância acrescida, pela possibilidade que nos proporcionou em rever conceitos, procedimentos e experiências profissionais , contribuindo assim, para um crescimento positivo na minha formação pessoal e profissional.

Todo este processo de investigação, permitiu também aferir a qualidade do meu trabalho, identificando assim pontos fortes e algumas limitações que senti ao longo deste processo.

Com a conclusão desta etapa e alcançado o objetivo da certificação como Técnico de Proteção Civil, sinto que foi essencial todo este processo, pois para além de estar mais bem preparado, estou com certeza mais habilitado para responder a novos desafios profissionais.

Na esperança que este meu testemunho, sirva para incentivar todos os profissionais a concretizar a sua certificação.”

Vítor Silva (RVCC Saída Profissional – Técnico de Proteção Civil)

Next

“Depois da conclusão do meu processo RVCC, só me resta agradecer ao Centro Qualifica Consultua Douro e sobretudo à Técnica Ìria Ferreira, por toda a ajuda, força e persistência, para que o meu processo tivesse sucesso!

Aconselho, a quem por momentos da vida deixou para trás o percurso formativo, que aproveite esta oportunidade, porque um processo que parece complicado, com a ajuda do CQ Douro, das profissionais que nele trabalham, tudo parece mais fácil!”

Filipe Silva (RVCC Nível Secundário – Sessão de Júri – Dezembro de 2020)

Next

“Um sonho realizado! Só assim posso descrever a minha satisfação para com o processo de RVCC e todo o exemplar acompanhamento da Consultua. Era mais um desafio que estava pronto a enfrentar, mas sem dúvida, que se tornou muito mais simples com o acompanhamento de todas as formadoras que me auxiliaram ao longo dos últimos meses. Parabéns pelo trabalho realizado e obrigado por fazerem parte deste projeto!”

Daniel Almeida  (RVCC Nível Secundário – Sessão de Júri – Dezembro de 2020)

Next

“Ter frequentado o curso de Técnica de Secretariado nível IV contribuiu bastante para o que sou hoje em termos profissionais, além de te conhecido pessoas fantásticas que ficarão para sempre na minha vida.

Os conhecimentos adquiridos ao longo destes meses serviram para consolidar as bases que já tinha anteriormente e assim poder evoluir.

Gostei muito da experiência e recomendo a todos os que se interessam pelo mundo do

Secretariado e do atendimento ao público nas suas variadas vertentes.

Com a Consultua ganhei mais uma família!

Grata por tudo!”

Anabela Correia  (RVCC PRO de TÉCNICO DE SECRETARIADO | 10 e 11 de novembro 2020)

Next

“A frequência neste processo RVCC foi de grande utilidade, especialmente nesta fase onde o ensino à distância se impôs como uma realidade no presente e no futuro. Foram me dados todos os meios para evoluir à medida das minhas necessidades e para poder aprofundar todos os conhecimentos e competências ao meu ritmo e de acordo com as minhas prioridades. Senti um apoio permanente, que ajudou a que me tenha sentido mais segura à medida que fui evoluindo no processo. Obrigada!

Agradeço ao formador Dr. Paulo Rodrigues, pelo acompanhamento exercido e em especial à técnica Cristina Veiga, por toda a orientação.

Por fim à entidade formadora Consultua, representada na qualidade do seu Coordenador José Baptista Prada Messias.”

Paula Morais  (RVCC PRO de TÉCNICO DE SECRETARIADO | 10 e 11 de novembro 2020)

Next

“Concretizar o processo de RVCC Profissional – Técnico/a de Secretariado, na Consultua (Vila Real), foi uma experiência extremamente enriquecedora porque permitiu que identificasse e valorizasse os saberes e as competências que adquiri, em contexto laboral, ao longo da vida.

O referido processo desenvolveu-se ao longo de um conjunto de sessões, durante as quais fui sempre apoiada e monitorizada por uma técnica e por um formador, e organizou-se em três fases: a fase de identificação e valorização de competências foi marcada pela construção de um portefólio de aprendizagens; na fase da avaliação e validação de competências realizou-se a análise do meu portefólio e dos instrumentos de avaliação que me foram aplicados; na fase final ocorreu a certificação de competências, ou seja, o meu portefólio foi validado e apreciado por um júri numa sessão final de certificação de competências profissionais. A deliberação do júri teve também por base o meu desempenho numa prova de certificação.

Considero que o processo de RVCC Profissional realizado na Consultua foi uma oportunidade de refletir sobre o meu percurso de vida profissional e será sem dúvida um fator enriquecedor do meu currículo, bem como uma mais-valia a nível profissional no mercado de trabalho atual.”

 Lília Gouveia (RVCC PRO de TÉCNICO DE SECRETARIADO)

Next

“Esta formação só teve aspetos positivos. A partir do primeiro dia foi essencial e muito importante o papel do formador e da técnica, sempre disponíveis e atentos.

Considero que este processo marcou o ponto de viragem para a introdução e exploração de novas ferramentas e métodos de trabalho, tendo aprendido as bases de trabalho e também formas criativas de aproveitar os recursos, que pretendo aplicar no meu quotidiano.

O processo está muito bem organizado e estruturado a nível dos conteúdos e metodologias, adaptando-se facilmente às necessidades e ritmos de aprendizagem de cada participante.”

Carla Fontinha (RVCC PRO de TÉCNICO DE SECRETARIADO)

Next

“Se há uma coisa que eu faço bem, é ser objetiva. E foi isso que fiz neste processo de reconhecimento de competências.

Ser objetiva para mim, é focar-me em metas concretas que eu posso atingir com atitudes exclusivamente minhas.

Todos os desafios a que me propus desde há 35 anos a esta parte, eu tenho atingido. A pulso, com dedicação e acima de tudo com muita obstinação. Este foi mais um deles.

Quero mostrar-me grata, a toda a equipa técnica, os formadores, e às colegas que comigo partilharam este crescimento. Foi um orgulho poder partilhar um pouco da minha vida convosco. Competência e empenho são talvez das melhores palavras que descrevem cada uma de vós!”

Obrigada! Marcela Costa (RVCC PRO de TÉCNICO DE SECRETARIADO)

“Há duas fontes perenes de alegria pura: o bem realizado e o dever cumprido.” Eduardo Girão

•Orientação das Técnicas durante a entrevista de admissão:
“Na entrevista de admissão não estava muito familiarizada com o curso, o que realmente me iria proporcionar, nem se queria mesmo frequentá – lo, mas foi tudo muito fácil de perceber pois fomos muito bem esclarecidos e acompanhados nesse dia.”
Acompanhamento da equipa pedagógica (Formadores, Coordenadora, outros técnicos da Consultua):
“O acompanhamento foi sempre ótimo. Qualquer dúvida, questão, ou até problemas que pudessem surgir, podíamos contar com qualquer um dos integrantes da equipa pedagógica para nos ajudar.”
Estágios decorridos ao longo do curso:
“Gostei muito de estagiar ao longo do curso, foi uma etapa fundamental porque nos dá uma perspectiva muito mais alargada do que será o mundo do trabalho e a oportunidade de estarmos em contacto com entidades públicas/privadas, o que nos dava também reconhecimento pelo trabalho que fazíamos durante esse período.”
Prosseguimento de estudos – Ensino Superior:
“Para mim foi uma mais valia frequentar este curso, pois como não tinha feito exames nacionais, deu-me a oportunidade de poder continuar os estudos no ensino superior sem ter de os realizar.”

Fátima Sousa (formanda Curso de Técnico de Informática-Sistemas)

Next

” O que posso dizer da Consultua relativamente ao curso que frequentei (técnico de informática e sistemas) é que foi muito bom. Quando entrei para o curso já tinha bases de informática mas ao longo do tempo aprendi mais, sobretudo com os Formadores que tivemos que ensinaram e fizeram com que os formandos aprendessem de uma forma mais fácil. Gostei essencialmente dos eventos na cidade em que participávamos, e principalmente da possibilidade de estágios que nos oferecem, que com o acompanhamento que nos dão é-nos mais fácil arranjar emprego ou entrar no ensino superior, que na altura foi o meu caso.”

Renato Branquinho (formando Curso de Técnico de Informática-Sistemas)

“Há muito tempo (sensivelmente 10 anos) que pretendia tirar o curso Base de Mecanização Agrícola (BMA). No entanto, não existia essa possibilidade pela não existência de formação nesta temática.

Este curso coincidiu com o leccionar de 3 horas semanais numa escola profissional que veio aumentar essa vontade. Não foi fácil conjugar porque  dava formação, aulas, geria uma exploração pecuária, coincidiu com o período de fenação e diariamente fazia uma viagem de duas horas para cada lado. Tenho muito que agradecer à colega Laurinda a amabilidade de partilha de transporte, pois assim, ficou tudo mais fácil.

Mas, apesar de cansada era agradável fazer essa longa viagem o trajeto da viagem era relaxante e os Sr. Formadores eram muito simpáticos e profissionais.

Ao Sr. Eng. Emanuel Batista a boa disposição estava sempre presente;

O Sr. Eng. Mário Fontoura tinha uma sequência de organização e método para transmitir conhecimento;

O Sr. Eng. José Soutinho estava sempre disponível para esclarecer as dúvidas;

O Sr. Eng. Filipe Saruga possuí um conhecimento destacável;

O Sr. Eng. António Mendes além de um conhecimento destacável era metódico, organizado e sempre disposto a esclarecer dúvidas.

Relativamente aos colegas melhor grupo impossível fizemos amizades para a vida.

Relativamente à coordenação e proprietários da Consultua nas pessoas da Srª. Eng. Rita Messias e Sr. José Messias sempre estiveram disponíveis e muito simpáticos.

O grupo de coordenação nas pessoas da Eng. Judite, Dra. Daniela Múrias, Dra. Rita Almendra sempre muito simpáticas e profissionais.

Adorei o curso, aprendi muito lamento não ter adquirido mais conhecimentos no âmbito da soldadura, gostava muito, a carga horária devia aumentar.

Este curso deu-me ferramentas para a minha vida profissional. Graças a ele neste momento tenho horário completo na disciplina de mecanização de uma escola profissional. Portanto, este investimento na minha formação já me deu trunfos a nível de ferramentas profissionais.

Agradeço a todos os colegas do curso o bom ambiente na formação e a camaradagem.

Bem-haja CONSULTUA no mercado profissional são uma entidade de formação de referência e a minha experiência neste e outros cursos veio comprová-la.

Grata pela realização deste curso e bem-haja. ” 

Gracinda Alves  (Formanda do curso Base de Mecanização Agrícola (BMA) para técnicos agrícolas)