Técnico/a de Comunicação Serviço Digital

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APOIOS FINANCEIROS AOS FORMANDOS ATÉ 609,58/mês :

Bolsa de formação até 219,41€ / Mês | +Subsídio de Alimentação 4,77 €/dia (até 104,94€/Mês) | + Pagamento da Totalidade das Despesas de Transporte (se aplicável) | + Subsídio de alojamento até 131,64€/Mês (se aplicável) | +Subsídio de Acolhimento de dependentes até 219,41€/Mês (se aplicável)

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA FREQUÊNCIA NA AÇÃO :

Cartão Cidadão ou BI + NIF + NISS | Certificado de Habilitações Literárias | IBAN (documento bancário com identificação do/a titular, apenas quando aplicável) | Comprovativo da situação face ao emprego (com data de mês em que inicia a formação ou do mês anterior)

⇒Descrição do Curso no Catálogo Nacional de Qualificações

Curso financiado pelo programa POCH, direcionado  para candidatos/as residentes na Região Norte de Portugal.

Contacto para próxima edição

REF: 962 Categoria:

Descrição


Localidade
Vila Real




Data Início
14/02/2022




Data Fim




Cronograma




Observações
Vai decorrer no formato presencial em horário laboral das 09.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h.




Inscreva-se


Os cursos de educação e formação de adultos enquadram-se no Eixo Prioritário 3 – Aprendizagem, qualificação ao longo da vida e reforço da empregabilidade – do Programa Operacional Capital Humano (PO CH), incidindo o presente aviso nos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), regulamentados pela Portaria n.º 230/2008, de 7 de março, com a redação dada pelas Portarias n.º 711/2010, de 17 de agosto e n.º 283/2011, de 24 de outubro.

Os cursos EFA desenvolvem-se em percursos de dupla certificação do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), visando obter, designadamente, uma qualificação de nível 2 ou 4 do Quadro Nacional de Qualificações(QNQ).

Será dada prioridade ao envolvimento nos cursos EFA adultos encaminhados pelos Centros Qualifica, devendo por isso em regra representar pelo menos metade dos participantes nos mesmos.


Idade Mínima: 23
Idade Máxima: 64
Situação: Desempregados à procura do 1º emprego
Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD
Desempregados à procura de novo emprego – DLD

Habilitações Mínimas: 3º ciclo (9º ano)
Habilitações Específicas: – Adultos com idade igual ou superior a 23 anos, à data de início da formação, com o ensino básico completo e/ou secundário incompleto, que pretendam concluir o ensino secundário (12º ano) e que desejem obter uma qualificação profissional.


Assegurar a comunicação comercial e o serviço ao cliente em entidades de diferentes tipologias, através de meios interativos ou digitais.

Atividades Principais:
– Atender e aconselhar os clientes relativamente a produtos ou serviços através de meios interativos ou digitais.
– Receber e gerir pedidos de assistência de clientes relativamente a produtos ou serviços através de meios interativos ou
digitais.
– Tratar e encaminhar reclamações de clientes através de meios interativos ou digitais.
– Implementar e monitorizar estratégias de promoção de produtos e serviços através de meios interativos ou digitais.
– Vender e assegurar os procedimentos da venda em meios interativos ou digitais.
– Registar, resolver e encaminhar situações comerciais, faturação, contencioso, pontos de situação sobre pedidos em curso e identificação de oportunidades de venda.
– Coordenar a atividade das equipas de trabalho em contact centre.


CP_1 – Liberdade e responsabilidade democráticas
CP_4 – Processos identitários
CP_5 – Deontologia e princípios éticos
STC_5 – Redes de informação e comunicação
STC_6 – Modelos de urbanismo e mobilidade
STC_7 – Sociedade, tecnologia e ciência – fundamentos
CLC_5 – Cultura, comunicação e média
CLC_6 – Culturas de urbanismo e mobilidade
CLC_7 – Fundamentos de cultura, língua e comunicação
CLC_LEC_1 – Língua estrangeira – continuação – inglês
CLC_LEI_1 – Língua estrangeira – iniciação – inglês
0349 – Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – conceitos básicos
7844 – Gestão de equipas
7229 – Gestão do stress do profissional
7843 – Técnicas de negociação e venda
9203 – Setor do comércio e serviços – conceitos e princípios gerais
9204 – Atividade do profissional de Técnico de Comunicação e Serviço Digital
9205 – Processo de comunicação
9206 – Comunicação escrita – serviço ao cliente
9207 – Qualidade e satisfação do cliente
9208 – Inteligência emocional
9209 – E-marketing – princípios gerais
9210 – Atendimento não presencial ao cliente
9211 – Fidelização e recuperação de clientes
9212 – Gestão de reclamações – venda não presencial
9213 – Neuromarketing
9214 – Marketing digital
9215 – Marketing 3.0
9216 – Meios de comunicação digital
9217 – Planos e campanhas de comunicação – venda não presencial
9218 – Campanhas de serviços ativos e serviços reativos
9219 – Social media
9220 – Gestão de conteúdos digitais
9221 – Gestão de mobile
9222 – Processo de venda não presencial
9223 – Documentação comercial – assistência ao cliente não presencial
9224 – Sistemas digitais e gestão documental
9225 – Língua inglesa – comunicação e serviço ao cliente não presencial
7853 – Ideias e oportunidades de negócio
8598 – Desenvolvimento pessoal e técnicas de procura de emprego
8600 – Competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego
ESTÁGIO
PORTEFÓLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM-PRA

CLC_7 – Fundamentos de cultura, língua e comunicação



1 – Formação presencial/em sala (turma)


A avaliação da aprendizagem

A avaliação da aprendizagem de caráter formativo, qualitativo e processual.
O instrumento de suporte para as decisões sobre a validação das aprendizagens do formando é o PRA – o documento que justifica a certificação final.
As validações são feitas ao longo da formação, em momentos “críticos”, como sejam as fases de final de UFCD/atividade integradora em que a equipa considere que há já um conjunto de aprendizagens significativas que justifique uma validação de UFCD do plano curricular, a par com um conjunto de competências transversais do domínio pessoal e social.
Para cada UFCD de 50h, o formador dispõe de 3h em cronograma para orientar o trabalho de PRA do/a formando/a relativamente à validação da respetiva UFCD, caso se trate de uma UFCD de 25h, dispõe de 25h. A par o mediador dispõe de 85 h para consolidar e orientar a construção deste documento de avaliação.
Condições para a dupla certificação:
– o formando deve obter uma avaliação sumativa com aproveitamento em todas as componentes do seu percurso formativo e respetivas UFCD, incluindo a FPCT.
– na formação de base, a certificação depende da validação dos quatro resultados de aprendizagem definidos para cada UFCD.

Modelo utilizado para o registo formal da avaliação das aprendizagens:
– Mod.CF.246.00 – Grelha de avaliação da UFCD;
– Mod.CF.247.00 – Grelha de autoavaliação da UFCD (realizada pelo formando/a).

Avaliação de Reação:
Sendo esta uma ação de longa duração (com mais de 300 horas), os questionários aplicar-se-ão de 3 em 3 meses ou sempre que tal se justificar.
Os inquéritos por questionário aplicar-se-ão a formandos, formador, coordenador [e entidade cliente quando se aplique].

Avaliação de Desempenho
Sendo esta uma ação de longa duração (com mais de 300 horas), o formador será avaliado sempre que se desencadeie um processo de avaliação,salvo se, decorrente de alguma ocorrência, seja necessário avaliar o seu desempenho antecipadamente.
O desempenho dos formadores é avaliado por formandos, coordenador e pelo próprio. Estas avaliações resultam numa média global de desempenho. Esta média é calculada pelo somatório das apreciações obtidas, divididas pelo número de respostas, sendo que as respostas dos formandos têm um peso de 50%, as do coordenador têm um peso de 40% e as do formador têm um peso de 10%.


Confere Certificado de Qualificações, emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) do Ministério da Educação, conforme Portaria nº 199/2011 de 19 de maio, com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações – Decreto-Lei nº 396/2007.