Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade

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Contacto para próxima edição

REF: 966 Categoria:

Descrição


Localidade
Vila Real




Data Início
21/03/2022




Data Fim
28/06/2023




Cronograma




Observações




Inscreva-se


Os cursos de educação e formação de adultos enquadram-se no Eixo Prioritário 3 – Aprendizagem, qualificação ao longo da vida e reforço da empregabilidade – do Programa Operacional Capital Humano (PO CH), incidindo o presente aviso nos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), regulamentados pela Portaria n.º 230/2008, de 7 de março, com a redação dada pelas Portarias n.º 711/2010, de 17 de agosto e n.º 283/2011, de 24 de outubro.

Os cursos EFA desenvolvem-se em percursos de dupla certificação do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), visando obter, designadamente, uma qualificação de nível 2 ou 4 do Quadro Nacional de Qualificações(QNQ).

Será dada prioridade ao envolvimento nos cursos EFA adultos encaminhados pelos Centros Qualifica, devendo por isso em regra representar pelo menos metade dos participantes nos mesmos.


Idade Mínima: 23
Idade Máxima: 64
Situação: Desempregados à procura do 1º emprego
Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD
Desempregados à procura de novo emprego – DLD

Habilitações Mínimas: 3º ciclo (9º ano)
Habilitações Específicas: – Adultos com idade igual ou superior a 23 anos, à data de início da formação, com o ensino básico completo e/ou secundário incompleto, que pretendam completar o secundário que desejem obter uma qualificação profissional.


Prestar cuidados de apoio direto a indivíduos no domicílio ou em contexto institucional, nomeadamente idosos, pessoas com deficiência e pessoas com outro tipo de dependência funcional temporário ou permanente, de acordo com as indicações da equipa técnica e os princípios deontológicos de atuação.

Atividades Principais:
– Planear o serviço relativo aos cuidados a prestar, selecionando, organizando e preparando os materiais, os produtos e os equipamentos a utilizar.
– Apoiar o indivíduo na realização de atividades instrumentais quotidianas
– Prestar cuidados básicos de higiene, conforto e eliminação ao cliente, no seu domicílio ou em contexto institucional de acordo com as orientações da equipa técnica
– Apoiar o indivíduo nos cuidados de alimentação e nutrição de acordo com as orientações da equipa técnica
– Estabelecer a articulação com a equipa técnica responsável reportando a evolução do estado físico ou psíquico, situações anómalas e/ou agravamento do estado de saúde do cliente, de acordo com as orientações e procedimentos definidos pela equipa técnica
– Participar no desenvolvimento de atividades de animação/ocupação de tempos livres do indivíduo
– Participar na prevenção de acidentes domésticos em contexto institucional ou domiciliário de acordo com as orientações da equipa técnica
– Assegurar a recolha, triagem, transporte e acondicionamento de resíduos decorrentes da prestação de cuidados de higienização, conforto e eliminação ao indivíduo, garantindo o manuseamento adequado dos mesmos de acordo com procedimentos definidos
– Participar na prevenção da negligência, abusos e maus­tratos sobre o indivíduo
– Auxiliar o profissional de saúde na prestação de cuidados de higiene, conforto e eliminação a pessoas com dependência funcional, temporária ou permanente


CP_1 – Liberdade e responsabilidade democráticas
CP_4 – Processos identitários
CP_5 – Deontologia e princípios éticos
STC_5 – Redes de informação e comunicação
STC_6 – Modelos de urbanismo e mobilidade
STC_7 – Sociedade, tecnologia e ciência – fundamentos
CLC_5 – Cultura, comunicação e média
CLC_6 – Culturas de urbanismo e mobilidade
CLC_7 – Fundamentos de cultura, língua e comunicação
CLC_LEC_1 – Língua estrangeira – continuação – inglês
CLC_LEI_1 – Língua estrangeira – iniciação – inglês
ESTÁGIO
PORTEFÓLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM-PRA
3296 – Higiene e segurança alimentar
4283 – Saúde e socorrismo
7206 – O setor dos serviços de proximidade: serviços pessoais e de apoio à comunidade
7207 – A atividade profissional do Técnico Familiar e de Apoio à Comunidade
7208 – Comunicação na interação com a pessoa apoiada, cuidador e/ou família
7209 – Trabalho em equipa no contexto da prestação de cuidados pessoais e à comunidade
7210 – Prevenção e controlo na infeção na prestação de cuidados pessoais e à comunidade
7211 – Os sistemas do corpo humano: imunitário, circulatório, respiratório, nervoso e músculo-esquelético
7212 – Os sistemas do corpo humano: os sistemas urinário e gastrointestinal, os órgãos dos sentidos e a pele
7213 – Necessidades humanas básicas: os cuidados de higiene, alimentação, hidratação, conforto e eliminação
7214 – Abordagem biológica, psicológica, social e cognitiva do envelhecimento
7215 – Abordagem geral sobre a pessoa com deficiência
7216 – Abordagem física e psicológica da doença na prestação de cuidados de higiene, alimentação, hidratação, conforto e eliminação
7217 – Apoio na prestação de cuidados de higiene, conforto e eliminação a pessoas com restrição na autonomia
7218 – Técnicas de prestação de cuidados de higiene, conforto e eliminação a pessoas com dependência parcial
7219 – Auxílio ao profissional de saúde na prestação de cuidados de higiene, conforto e eliminação em indivíduo com dependência total
7220 – Apoio nos cuidados de alimentação e hidratação
7221 – Apoio na realização de atividades instrumentais
7222 – Desenvolvimento de atividades de animação e ocupação de tempos livres
7223 – Princípios de ergonomia e prevenção de acidentes e doenças profissionais
7224 – Prevenção de acidentes em contexto domiciliário e institucional
7225 – Estado de saúde – abordagem geral em contexto domiciliário
7226 – Prevenção da negligência, abusos e maus-tratos
7227 – Gestão de resíduos em contexto domiciliário e institucional
7228 – Alimentação e nutrição no ciclo da vida
7229 – Gestão do stress do profissional
7235 – Promoção da integração social e comunitária da pessoa idosa
3543 – Psicologia da velhice
3553 – Saúde mental na 3.ª idade
8600 – Competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego
7852 – Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento

CLC_7 – Fundamentos de cultura, língua e comunicação



1 – Formação presencial/em sala (turma)


A avaliação da aprendizagem

A avaliação da aprendizagem de caráter formativo, qualitativo e processual.
O instrumento de suporte para as decisões sobre a validação das aprendizagens do formando é o PRA – o documento que justifica a certificação final.
As validações são feitas ao longo da formação, em momentos “críticos”, como sejam as fases de final de UFCD/atividade integradora em que a equipa considere que há já um conjunto de aprendizagens significativas que justifique uma validação de UFCD do plano curricular, a par com um conjunto de competências transversais do domínio pessoal e social.
Para cada UFCD de 50h, o formador dispõe de 3h em cronograma para orientar o trabalho de PRA do/a formando/a relativamente à validação da respetiva UFCD, caso se trate de uma UFCD de 25h, dispõe de 25h. A par o mediador dispõe de 85 h para consolidar e orientar a construção deste documento de avaliação.
Condições para a dupla certificação:
– o formando deve obter uma avaliação sumativa com aproveitamento em todas as componentes do seu percurso formativo e respetivas UFCD, incluindo a FPCT.
– na formação de base, a certificação depende da validação dos quatro resultados de aprendizagem definidos para cada UFCD.

Modelo utilizado para o registo formal da avaliação das aprendizagens:
– Mod.CF.246.00 – Grelha de avaliação da UFCD;
– Mod.CF.247.00 – Grelha de autoavaliação da UFCD (realizada pelo formando/a).

Avaliação de Reação:
Sendo esta uma ação de longa duração (com mais de 300 horas), os questionários aplicar-se-ão de 3 em 3 meses ou sempre que tal se justificar.
Os inquéritos por questionário aplicar-se-ão a formandos, formador, coordenador [e entidade cliente quando se aplique].

Avaliação de Desempenho
Sendo esta uma ação de longa duração (com mais de 300 horas), o formador será avaliado sempre que se desencadeie um processo de avaliação,salvo se, decorrente de alguma ocorrência, seja necessário avaliar o seu desempenho antecipadamente.
O desempenho dos formadores é avaliado por formandos, coordenador e pelo próprio. Estas avaliações resultam numa média global de desempenho. Esta média é calculada pelo somatório das apreciações obtidas, divididas pelo número de respostas, sendo que as respostas dos formandos têm um peso de 50%, as do coordenador têm um peso de 40% e as do formador têm um peso de 10%.


Confere Certificado de Qualificações, emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) do Ministério da Educação, conforme Portaria nº 199/2011 de 19 de maio, com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações – Decreto-Lei nº 396/2007.