Percurso Organizações e Integração Social

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Descrição

Ações que promovem a inclusão de públicos que se encontram há mais tempo afastados do mercado de trabalho e que por serem detentores de baixas qualificações passam por processos de desmotivação e de perda de competências que dificultam a participação na vida ativa e a própria integração em medidas ativas de emprego para desempregados, em particular em processos sustentados de qualificação profissional, potenciadores de um regresso mais célere e sustentado ao mercado de trabalho.

Tipologia de Operação 3.03 – Formação modular para DLD – 3.03, tem enquadramento legal na Portaria nº 283/2011 de 24 de Outubro.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação: Desempregados à procura de novo emprego – DLD

Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas: Desempregados de longa duração, detentores de habilitações inferiores ao ensino secundário.
Desempregados estrangeiros, de longa duração, detentores de habilitações inferiores ao ensino secundário.


Dotar os participantes com competências que permitam aumentar a eficiência e eficácia na promoção do desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação (de caráter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo).


4251 – A comunidade – partilha e pertença
4252 – A família como realidade cultural
4253 – Organizações de apoio à comunidade
4254 – Integração social e trabalho
4257 – Cidadania e globalização
4259 – Intervenção sociocultural e representação social da diferença



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Avaliação da Aprendizagem:
Diagnóstica:
No início da ação é realizado um levantamento de expetativas, que congrega também o domínio da temática, e que não tendo qualquer intenção classificativa, tem como objetivo a identificação dos conhecimentos e expetativas que os formandos possuem no momento de entrada na ação, permitindo e legitimando, se necessário, ajustes aos conteúdos e métodos a utilizar com o grupo e individualmente.

Formativa:
Promovida no decurso da ação, pretende identificar desvios aos objetivos fixados, detetar problemas e aplicar soluções, nomeadamente, a definição de eventuais planos de recuperação, tendo sempre em vista o reajuste da estratégia pedagógica do formador no sentido de atender a percursos individuais e de grupo. A avaliação formativa consubstancia-se em diversas estratégias que implicam sempre o feedback do formador, quer em suporte escrito, quer em suporte oral/presencial a partir da realização das designadas “Propostas de Trabalho” [instrumento construído com base nos pressupostos das metodologias participativas, investigativas/ativas].

Sumativa:
A avaliação sumativa realiza-se no final da ação.
A metodologia de avaliação prevê, para além, da avaliação dos conhecimentos científicos e competências técnicas, a avaliação de competências transversais, de âmbito comportamental.
Assim, o processo de avaliação passa pela construção e/ou aplicação de:
• Enunciado da Avaliação de Competências (Mod. CF.065);
• Corrigenda da Avaliação de Competências (Mod. CF.069);
• Grelha de Correção da Avaliação de Competências (Mod. CF.070);
• Avaliação de Competências Transversais (Mod. CF. 073) [participação, responsabilidade, relações interpessoais, autonomia, adaptação a uma nova tarefa, criatividade, espírito crítico, trabalho em equipa, motivação, assiduidade e pontualidade];
• Registo da Avaliação do Formando por Objetivo de Aprendizagem (Mod. CF.125).

Avaliação de Reação:
Sendo esta uma ação de curta duração (com menos de 300 horas), os questionários aplicar-se-ão no final da mesma.
Os inquéritos por questionário aplicam-se a formandos (Mod.CF.60), formador (Mod.CF.61), coordenador (Mod.CF.62).

Avaliação de Desempenho:
Sendo esta uma ação de curta duração (com menos de 300 horas), o formador será avaliado uma vez, no final da ação, salvo se, decorrente de alguma ocorrência, seja necessário avaliar o seu desempenho antecipadamente.
O desempenho dos formadores é avaliado por formandos (Mod. CF. 170), coordenador (Mod. CF. 169) e pelo próprio formando (Mod. CF. 168). Estas avaliações resultam numa média global de desempenho. Esta média é calculada pelo somatório das apreciações obtidas, divididas pelo número de respostas, sendo que as respostas dos formandos têm um peso de 50%, as do coordenador têm um peso de 40% e as do formador têm um peso de 10%.
Os resultados da avaliação de reação e desempenho são tratados no Relatório de Avaliação Final da Ação.


Confere Certificado de Formação Profissional Certificada emitido pela plataforma SIGO