Empregado/a de Restaurante/Bar

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APOIOS FINANCEIROS AOS FORMANDOS ATÉ 609,58/mês  :

Bolsa de formação até 219,41€ / Mês | +Subsídio de Alimentação 4,77 €/dia (até 104,94€/Mês) | + Pagamento da Totalidade das Despesas de Transporte (se aplicável) | + Subsídio de alojamento até 131,64€/Mês (se aplicável) | +Subsídio de Acolhimento de dependentes até 219,41€/Mês (se aplicável)

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA FREQUÊNCIA NA AÇÃO :

Cartão Cidadão ou BI + NIF + NISS | Certificado de Habilitações Literárias | IBAN (documento bancário com identificação do/a titular, apenas quando aplicável) | Comprovativo da situação face ao emprego (com data de mês em que inicia a formação ou do mês anterior)

⇒Descrição do Curso no Catálogo Nacional de Qualificações

Curso financiado pelo programa POCH. Entidade parceira, ADISCREP.

Contacto para próxima edição

REF: 964 Categoria:

Descrição


Localidade
Penafiel




Data Início
18/05/2021




Data Fim
14/11/2022




Cronograma




Observações
Vai decorrer no formato presencial em horário laboral das 09.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h.




Inscreva-se


Os cursos de educação e formação de adultos enquadram-se no Eixo Prioritário 3 – Aprendizagem, qualificação ao longo da vida e reforço da empregabilidade – do Programa Operacional Capital Humano (PO CH), incidindo o presente aviso nos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), regulamentados pela Portaria n.º 230/2008, de 7 de março, com a redação dada pelas Portarias n.º 711/2010, de 17 de agosto e n.º 283/2011, de 24 de outubro.

Os cursos EFA desenvolvem-se em percursos de dupla certificação do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), visando obter, designadamente, uma qualificação de nível 2 ou 4 do Quadro Nacional de Qualificações(QNQ).

Será dada prioridade ao envolvimento nos cursos EFA adultos encaminhados pelos Centros Qualifica, devendo por isso em regra representar pelo menos metade dos participantes nos mesmos.


Idade Mínima: 18
Idade Máxima: 64
Situação: Desempregados à procura do 1º emprego
Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD
Desempregados à procura de novo emprego – DLD

Habilitações Mínimas: 3º ciclo (9º ano)
Habilitações Específicas: – Candidatos/as com idade igual ou superior a 18 anos, à data de início da formação;
– Candidatos/as com o 6º ano completo, sem a conclusão do Ensino Básico e que pretendam completar o ensino básico + a obtenção de uma qualificação profissional.


Organizar, preparar e executar o serviço de restaurante/bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, em cooperação com os demais elementos da equipa, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

Atividades Principais:
– Efetuar o aprovisionamento das matérias ­primas utilizadas no serviço de restaurante/bar, assegurando o estado de conservação das mesmas.
– Verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante/bar.
– Recolher informações relativas à organização e execução do serviço de restaurante/bar
– Participar no arranjo da sala de refeições, de acordo com as características do serviço a executar.
– Atender os clientes e executar o serviço de restaurante/bar, assegurando a ligação com os restantes serviços.
– Executar os diferentes serviços especiais em restaurante/bar.
– Faturar os serviços prestados.
– Atender e resolver reclamações de clientes.
– Efetuar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios do serviço, verificando as existências e controlando o seu estado de conservação


LC_B3_LE_A – Compreender, quando a linguagem é clara e estandardizada, assuntos familiares e de seu interesse; Produzir um discurso simples e coerente
LC_B3_LE_B – Compreender as ideias principais de textos relativamente complexos sobre assuntos concretos; Comunicar experiências e expor brevemente ra
AA – Aprender com Autonomia
Formação Prática em Contexto de Trabalho (estágio)
7297 – Turismo Inclusivo – oportunidades e desafios
7298 – Turismo inclusivo na restauração
3299 – Cozinha – organização e funcionamento
3334 – Requisições, controlo de custos e faturação de serviços
3337 – Serviço de vinhos
3353 – Serviço de pequenos-almoços
3368 – Preparação e serviço de bebidas simples
7731 – Higiene e segurança alimentar na restauração
8211 – Higiene e segurança no trabalho na restauração
8212 – Operações de cálculo e unidades de medida
8213 – Conduta profissional na restauração
8218 – Língua inglesa – informação turística da região
8260 – Comunicação, vendas e reclamações na restauração
8259 – Princípios de nutrição e dietética
8261 – Língua inglesa – serviço de restaurante/bar
8263 – Serviço de restaurante/bar – mise-en-place
8262 – Serviço de restaurante/bar – organização e funcionamento
8264 – Serviço de restaurante/bar – normas técnicas e protocolo
8266 – Preparação e serviço de bebidas compostas
8265 – Serviço de restaurante – preparação e execução
8267 – Aperitivos sólidos e produtos de cafetaria
8269 – Confeções elementares de sala
8268 – Refeições ligeiras
8270 – Técnicas elementares de arte cisória
8271 – Serviço de restaurante/bar – serviços especiais
8222 – Língua espanhola – informação turística da região
8272 – Língua francesa – serviço de restaurante/bar
8600 – Competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego
CE_B3_A – Organização política dos estados democráticos
CE_B3_B – Organização económica dos estados democráticos
CE_B3_C – Educação/formação, profissão e trabalho/emprego
CE_B3_D – Ambiente e saúde
MV_B3_A – Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos
MV_B3_B – Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas
MV_B3_D – Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva
MV_B3_C – Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida
TIC_B3_A – Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador
TIC_B3_B – Utilizar uma aplicação de folhas de cálculo
TIC_B3_C – Utilizar um programa de processamento de texto e de apresentação de informação
TIC_B3_D – Usar a Internet para obter, transmitir e publicar informação
LC_B3_A – Interpretar e produzir enunciados orais adequados a diferentes contextos, fundamentando opiniões
LC_B3_B – Interpretar textos de caráter informativo-reflexivo, argumentativo e literário
LC_B3_C – Produzir textos informativos, reflexivos e persuasivos
LC_B3_D – Interpretar e produzir linguagem não verbal adequada a contextos diversificados, de caráter restrito ou universal

3337 – Serviço de vinhos



1 – Formação presencial/em sala (turma)


A avaliação da aprendizagem

A avaliação da aprendizagem de caráter formativo, qualitativo e processual.
O instrumento de suporte para as decisões sobre a validação das aprendizagens do formando é o PRA – o documento que justifica a certificação final.
As validações são feitas ao longo da formação, em momentos “críticos”, como sejam as fases de final de UFCD/atividade integradora em que a equipa considere que há já um conjunto de aprendizagens significativas que justifique uma validação de UFCD do plano curricular, a par com um conjunto de competências transversais do domínio pessoal e social.
Para cada UFCD de 50h, o formador dispõe de 3h em cronograma para orientar o trabalho de PRA do/a formando/a relativamente à validação da respetiva UFCD, caso se trate de uma UFCD de 25h, dispõe de 25h. A par o mediador dispõe de 85 h para consolidar e orientar a construção deste documento de avaliação.
Condições para a dupla certificação:
– o formando deve obter uma avaliação sumativa com aproveitamento em todas as componentes do seu percurso formativo e respetivas UFCD, incluindo a FPCT.
– na formação de base, a certificação depende da validação dos quatro resultados de aprendizagem definidos para cada UFCD.

Modelo utilizado para o registo formal da avaliação das aprendizagens:
– Mod.CF.246.00 – Grelha de avaliação da UFCD;
– Mod.CF.247.00 – Grelha de autoavaliação da UFCD (realizada pelo formando/a).

Avaliação de Reação:
Sendo esta uma ação de longa duração (com mais de 300 horas), os questionários aplicar-se-ão de 3 em 3 meses ou sempre que tal se justificar.
Os inquéritos por questionário aplicar-se-ão a formandos, formador, coordenador [e entidade cliente quando se aplique].

Avaliação de Desempenho
Sendo esta uma ação de longa duração (com mais de 300 horas), o formador será avaliado sempre que se desencadeie um processo de avaliação,salvo se, decorrente de alguma ocorrência, seja necessário avaliar o seu desempenho antecipadamente.
O desempenho dos formadores é avaliado por formandos, coordenador e pelo próprio. Estas avaliações resultam numa média global de desempenho. Esta média é calculada pelo somatório das apreciações obtidas, divididas pelo número de respostas, sendo que as respostas dos formandos têm um peso de 50%, as do coordenador têm um peso de 40% e as do formador têm um peso de 10%.


Confere Certificado de Qualificações, emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) do Ministério da Educação, conforme Portaria nº 199/2011 de 19 de maio, com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações – Decreto-Lei nº 396/2007.