Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções

Curso de Formação


Atividades Educativas



: 0.00
: 0.00
:
300h00

Acções de formação

Nora
2017-11-02
2017-12-21

Info Localidade Data de Início Data de Fim Horário   Observações Inscrição
Nora 2017-11-02 2017-12-21



Mais características do curso

:

Cuidar de crianças com idade até aos 6 anos, incluindo crianças com necessidades específicas de educação, durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem­ estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado.

:
Seviços de Apoio a Crianças e Jovens

Destinatários

:
:
Ativos empregados/desempregados com idades igual ou superior a 18 anos (à data de início da formação) e idade inferior a 18 anos, desde que, comprovadamente inseridos no mercado de trabalho. Ativos empregados (independentemente das suas habilitações mas com a habilitação mínima exigida para a frequência das UFCD) Ativos desempregados, incluindo desempregados de longa duração, desde que detentores de habilitações iguais e superiores ao ensino secundário)

Delegações

  • Sede Consultua - Mirandela
  • Delegação Consultua Chaves
  • Delegação Consultua Vila Real
  • Delegação Consultua Porto

Módulos


Nome Conteúdo
3284 - Higiene, saúde e segurança da criança
1. Saúde e higiene pessoal
1.1 Higiene oral
1.2 Despiste de alterações visuais
1.3 Alterações cutâneas
2. Dietas alimentares
2.1 Alimentação equilibrada
2.2 Distúrbios alimentares
3. Higiene, manutenção e preparação de equipamentos espaços e materiais
3.1 onceitos fundamentais
4. Cuidados básicos de saúde
4.1 Ministrar medicamentos
4.2 Tratamento de pequenas feridas
4.3 Acompanhamento aos serviços de saúde
4.4 Informação à família dos acidentados
3288 - Planificação de atividades de tempos livres - higiene e saúde
1. Antes e depois das refeições
2. Antes, durante e depois das actividades
3289 - Planificação de atividades de tempos livres - refeições
1. Planificar e orientar as refeições das crianças.
3291 - Formas de intervenção precoce em crianças com NEE
1. Identificar o processo de intervenção precoce em crianças com necessidades especiais de educação.
3270 - Modelos psicológicos e fases do desenvolvimento da criança
1. Psicologia do desenvolvimento
1.1 Conceito
1.2 Objecto
2. Modelos psicológicos do desenvolvimento
2.1 Teoria psicanalítica (Freud)
2.2 Teoria da maturação (Gressell)
2.3 Teoria do ciclo vital
2.4 Teoria cognitiva (Piaget, Brunner)
2.5 Teoria cogitivo-social (Vigotsky)
3. Etapas do desenvolvimento humano
3.1 Gravidez / nascimento / suas condicionantes
3.2 Desenvolvimento intra-uterino
3.3 Desenvolvimento pós-natal
3.4 Desenvolvimento, crescimento e maturação
3.5 Fases do desenvolvimento da criança
- Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 6 anos
3276 - Modelos pedagógicos
1. Percursores da educação pré-escolar
2. Principais correntes pedagógicas no período contemporâneo
2.1 Movimento educação nova
2.2 Pedagogia da educação popular
2.3 Pedagogia não directiva
2.4 Pedagogia construtivista
3. Modelos Pedagógicos e organização dos espaços educativos
3280 - Espaços, materiais e equipamentos - creche e jardim de infância
- Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos
- Elaboração e preparação de materiais necessários a atividades pedagógicas
- Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas
- Acompanhamento de refeições
- Participação nas sestas e na higiene
3295 - Higienização e manutenção de materiais e equipamentos específicos
1. Elaboração e preparação dos materiais necessários às atividades
1.1 Preparação dos espaços, equipamentos e materiais para a realização de atividades pedagógicas
1.2 Higiene dos espaços, equipamentos e materiais
3294 - Atividades pedagógicas com crianças com NEE
1. Entrada e acolhimento das crianças / famílias
2. Actividades pedagógicas na sala e no exterior
3. Serviço e acompanhamento das refeições
4. Sesta, higiene e saída
Acções do Documento