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Secções

Curso de Formação


Guia e Animação de Turismo Aventura



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300h00

Acções de formação

Vila Franca de Xira
Laboral das 09.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30
FORMAÇÃO GRATUITA! Enquadrada no Eixo prioritário 5 - Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores - TIPOLOGIA DE OPERAÇÃO: 24.01 - Formação modular para empregados e desempregados

São João da Talha
Pós-Laboral das 19.00h às 23.00h
FORMAÇÃO GRATUITA! Enquadrada no Eixo prioritário 5 - Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores - TIPOLOGIA DE OPERAÇÃO: 24.01 - Formação modular para empregados e desempregados

Info Localidade Data de Início Data de Fim Horário   Observações Inscrição
Vila Franca de Xira 2018-04-09 Laboral das 09.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30 FORMAÇÃO GRATUITA! Enquadrada no Eixo prioritário 5 - Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores - TIPOLOGIA DE OPERAÇÃO: 24.01 - Formação modular para empregados e desempregados
São João da Talha 2018-04-23 Pós-Laboral das 19.00h às 23.00h FORMAÇÃO GRATUITA! Enquadrada no Eixo prioritário 5 - Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores - TIPOLOGIA DE OPERAÇÃO: 24.01 - Formação modular para empregados e desempregados


Informação Promocional

Através do Programa Operacional Regional de Lisboa, prevemos desenvolver formação modular certificada que assegure aumento da qualificação profissional dos ativos empregados e desempregados.

A formação é totalmente GRATUITA e ainda existem bolsas para os desempregados com escolaridade igual ou superior ao secundário.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A FREQUÊNCIA DAS AÇÕESAPOIOS AOS FORMANDOS
Cartão de Cidadão Subsídio de Alimentação
Comprovativo da situação profissional Bolsa de Formação para Desempregados
Certificado de Habilitações

Mais características do curso

:

Capacitar os participantes com conhecimentos, competências e atitudes para atuar no âmbito turístico de uma forma pró-ativa de qualidade, contribuindo para a preservação do património natural e cultural, e para o crescimento da economia da região.

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Turismo e Lazer

Destinatários

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Ativos empregados com idade igual ou superior a 18 anos (à data de início da formação) e idade inferior a 18 anos, desde que, comprovadamente inseridos no mercado de trabalho. Ativos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano Ativos empregados em risco de perda de emprego
:
Os ativos empregados devem comprovar a sua situação face ao emprego através de declaração da entidade patronal, ou declaração da Segurança Social ou recibo de vencimento relativo ao mês anterior ao início da formação ou, no caso de um prestador de serviços, por cópia de recibo “verde” emitido. A situação de risco de perda de emprego deverá ser comprovada junto da entidade empregadora com evidências da situação de facto, ou da intenção desta, de redução temporária do período normal de trabalho ou de suspensão do contrato de trabalho. Os participantes desempregados (de curta ou longa duração) deverão comprovar a sua situação,designadamente através da inscrição em Centro de Emprego (ou Serviço de Emprego dos Centros de Emprego e Formação Profissional) ou por via do processo de encaminhamento por um Centro Qualifica.

Delegações

  • Delegação Consultua Lisboa

Módulos


Nome Conteúdo
Mód.1 - 4312 - Turismo: evolução, conceitos e classificações
1. Conceito de lazer, recreio e turismo

2. Classificação do sujeito turístico

3. Evolução do Turismo e suas características

4. Perspectivas de evolução do turismo
Mód.2 - 3482 - Qualidade no serviço turístico
1. Qualidade do serviço turístico
1.1 Qualidade
- Novos requisitos da norma ISO 9001:2001
- Conceito de processo
- Processo de melhoria contínua – caracterização e aplicação
- Processos de avaliação e satisfação do cliente
- Gestão de topo e o seu papel no processo de gestão integrada da qualidade

2. Normas de segurança na organização e prestação de serviços de animação
2.1 Requisitos de segurança no planeamento e organização dos vários serviços turísticos e em determinados contextos (actividades de animação, alojamento…)
2.2 Seguros
2.3 Prevenção de doenças/acidentes
Mód.3 - 0704 - Atendimento - técnicas de comunicação
1. Etapas do atendimento
1.2 Acolhimento
- Diferentes tipos de contextos
- Diferentes tipos de públicos
- Características essenciais do atendedor
- Aspetos comunicacionais verbais e não verbais
- Escuta ativa
- Alinhamento com o contexto organizacional
- Resolução / Encaminhamento da situação
- Despedida

2. Regras do atendimento presencial e telefónico
2.1 Códigos de comunicação verbal e /ou não verbal nos diferentes contextos de atendimento
2.2 Facilitadores de comunicação
Mód.4 - 4327 - Itinerários e circuitos turísticos
1. Conceitos e terminologias

2. Planeamento e conceção de itinerários turísticos
2.1 Objectivos e características de um itinerário turístico
2.2 Recursos afetos à conceção de itinerários
2.3 Fases de organização de um itinerário
2.4 Execução de um traçado
2.5 Experimentação do itinerário planeado

3. Divulgação e comercialização de um itinerário
Mód.5 - 3504 - Turismo de desporto aventura
1. Tipos de atividades de desporto aventura
1.1 Canoagem e atividade náuticas
1.2 Mergulho
1.3 Passeios pedestres
1.4 Montanhismo e atividades associadas
Mód.6 - 3460 - Cartografia e orientação
1. Cartografia e noções de orientação
1.1 Relevo
1.2 Hidrografia
1.3 Vegetação

2. Orientação e turismo

3. Instrumentos de orientação (mapas, cartas militares, bússolas, etc.…) – caracterização e aplicação
Mód.7 - 3502 - Turismo descoberta
1. Recursos

2. Aspectos rurais, urbanos e regionais

3. Itinerários de descoberta

4. Descoberta e turismo

5. Actividades de turismo descoberta
Mód.8 - 4332 - Animação turística
1. Animação Turística
1.1 Conceitos
1.2 Objectivos
1.3 Vantagens económicas
1.4 Evolução histórica

2. Enquadramento Legal
2.1 Empresa de Animação Turística
- Conceito
- Actividades próprias
- Actividades acessórias
- Requisitos principais
- Processo de licenciamento

3. A Animação Turística no âmbito do turismo de natureza
3.1 Enquadramento geral
3.2 Modalidades de animação

4. O Animador Turístico
4.1 Estatuto
4.2 Perfil do animador
4.3 Características gerais
4.4 Características específicas

5. Funções do animador
5.1 Animador chefe
5.2 Animador gestor
5.3 Animador polivalente
5.4 Animador técnico
Mód.9 - 3496 - Técnicas de animação turística
1. Técnicas de animação – caracterização

2. Normas de segurança
Mód.10 - 8600 - Competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego
1. Conceito de empreendedorismo – múltiplos contextos e perfis de intervenção
2. Perfil do empreendedor
3. Fatores que inibem o empreendorismo
4. Ideia de negócio e projet
5. Coerência do projeto pessoal / projeto empresarial
6. Fases da definição do projeto
7. Modalidades de trabalho
8. Mercado de trabalho visível e encoberto
9. Pesquisa de informação para procura de emprego
10. Medidas ativas de emprego e formação
11. Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
12. Rede de contactos
13. Curriculum vitae
14. Anúncios de emprego
15. Candidatura espontânea
16. Entrevista de emprego
Mód.11 - 4365 - Técnicas de venda
1. Funções do vendedor
2. Competências do profissional de vendas
3. Competências de comunicação na venda
4. Etapas da venda
5. Controlo da venda
Acções do Documento