Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções

Curso de Formação


Formação Pedagógica Inicial de Formadores



: 325.00
: 300.00
:
90h00

Acções de formação

Lisboa
2018-01-23
2018-02-09
Laboral / Pós-laboral
Regime presencial, descontos para desempregados e estudantes.. Poderá efetuar o pagamento de 325€ por transferência bancária para o número de IBAN PT50 0033 0000 01090445223 09. Envie comprovativo para formar@consultua.com.

Belas - Massamá
2018-01-29
2018-03-08
Laboral / Pós-laboral
Regime presencial, descontos para desempregados e estudantes.. Poderá efetuar o pagamento de 325€ por transferência bancária para o número de IBAN PT50 0033 0000 01090445223 09. Envie comprovativo para formar@consultua.com.

Évora
2018-02-06
2018-03-29

Info Localidade Data de Início Data de Fim Horário   Observações Inscrição
Lisboa 2018-01-23 2018-02-09 Laboral / Pós-laboral Regime presencial, descontos para desempregados e estudantes.. Poderá efetuar o pagamento de 325€ por transferência bancária para o número de IBAN PT50 0033 0000 01090445223 09. Envie comprovativo para formar@consultua.com.
Belas - Massamá 2018-01-29 2018-03-08 Laboral / Pós-laboral Regime presencial, descontos para desempregados e estudantes.. Poderá efetuar o pagamento de 325€ por transferência bancária para o número de IBAN PT50 0033 0000 01090445223 09. Envie comprovativo para formar@consultua.com.
Évora 2018-02-06 2018-03-29



Mais características do curso

:

No final do curso os formandos, que o concluam com aproveitamento, devem ser capazes de:
• Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
- Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
• Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
• Refletir sobre os sistemas de formação:
- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

:
Formação de Professores e Formadores de áreas tecnológicas

Destinatários

:
18
:
99
:
3º ciclo (9º ano)
:

Delegações

  • Sede Consultua - Mirandela
  • Delegação Consultua Chaves
  • Delegação Consultua Vila Real
  • Penafiel

Módulos


Nome Conteúdo
M1 Formador: Sistema, Contextos e Perfil
Políticas Europeias e nacionais de educação/formação
O Sistema Nacional de Qualificações
O Catálogo nacional de Qualificações
Principais ofertas formativas disponíveis
Conceitos e fundamentos da formação profissional
Legislação de enquadramento da formação profissional

Legislação de enquadramento da atividade de formador
Perfil do formador
Código deontológico: direitos e deveres
Tipos de formação: inicial e contínua
Modalidades de formação profissional
Modalidades de intervenção formativa
Processos de RVCC
M2 Simulação pedagógica Inicial
2.1 - Preparação e Concretização das Simulações
2.2 - Análise e Projeto de Melhoria
M3 Comunicação e dinamização de grupos em formação
3.1 – Comunicação e Comportamento Relacional
3.2 – Diversidade no Contexto de Formação
M4 Metodologias e Estratégias Pedagógicas
4.1 – Métodos e Técnicas Pedagógicas
4.2 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada
M5 Operacionalização da formação: do plano à ação
5.1 – Competências e Objetivos Operacionais
5.2 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem
M6 Recursos Didáticos e Multimédia
6.1 – Exploração de Recursos Didáticos
6.2 – Construção de Apresentações Multimédia
M7 Palataformas Colaborativas e de Aprendizagem
7.1 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades
7.2 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem
M8 Avaliação da formação e das aprendizagens
8.1 – Avaliação Quantitativa e Qualitativa
8.2 – Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho
M9 Simulação Pedagógica Final
9.1 - Preparação e Concretização das Simulações
9.2 - Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica
Acções do Documento