Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções

Curso de Formação


Criação e Gestão de Negócios



: 0.00
: 0.00
:
125h00

Acções de formação

Queluz
2018-05-09
2018-06-28
Pós-laboral das 18.30h às 22.30h
FORMAÇÃO GRATUITA! Enquadrada no Eixo prioritário 5 - Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores - TIPOLOGIA DE OPERAÇÃO: 24.01 - Formação modular para empregados e desempregados

Info Localidade Data de Início Data de Fim Horário   Observações Inscrição
Queluz 2018-05-09 2018-06-28 Pós-laboral das 18.30h às 22.30h FORMAÇÃO GRATUITA! Enquadrada no Eixo prioritário 5 - Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores - TIPOLOGIA DE OPERAÇÃO: 24.01 - Formação modular para empregados e desempregados


Informação Promocional

 

Através do Programa Operacional Regional de Lisboa, prevemos desenvolver formação modular certificada que assegure aumento da qualificação profissional dos ativos empregados e desempregados.

A formação é totalmente GRATUITA e ainda existem bolsas para os desempregados com escolaridade igual ou superior ao secundário.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A FREQUÊNCIA DA AÇÕESAPOIOS
Cartão de Cidadão Subsídio de Alimentação
Comprovativo da Situação Profissional Bolsa de Formação para Desempregados
Certificado de Habilitações

Mais características do curso

:

Assegurar a aplicação dos procedimentos corretos, inerentes à elaboração, aplicação e atualização dos instrumentos gerais de criação e gestão da empresa ou serviço público.

:
Gestão e administração

Destinatários

:
:
Ativos empregados com idade igual ou superior a 18 anos (à data de início da formação) e idade inferior a 18 anos, desde que, comprovadamente inseridos no mercado de trabalho. Ativos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano Ativos empregados em risco de perda de emprego
:
Os ativos empregados devem comprovar a sua situação face ao emprego através de declaração da entidade patronal, ou declaração da Segurança Social ou recibo de vencimento relativo ao mês anterior ao início da formação ou, no caso de um prestador de serviços, por cópia de recibo “verde” emitido. A situação de risco de perda de emprego deverá ser comprovada junto da entidade empregadora com evidências da situação de facto, ou da intenção desta, de redução temporária do período normal de trabalho ou de suspensão do contrato de trabalho. Os participantes desempregados (de curta ou longa duração) deverão comprovar a sua situação,designadamente através da inscrição em Centro de Emprego (ou Serviço de Emprego dos Centros de Emprego e Formação Profissional) ou por via do processo de encaminhamento por um Centro Qualifica.

Delegações

  • Delegação Consultua Lisboa

Módulos


Nome Conteúdo
Mód.1 - 7852 - Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento
1. Empreendedorismo
1.1 Conceito de empreendedorismo
1.2 Vantagens de ser empreendedor
1.3 Espírito empreendedor versus espírito empresarial

2. Autodiagnóstico de competências empreendedoras
2.1 Diagnóstico da experiência de vida
2.2 Diagnóstico de conhecimento das “realidades profissionais”
2.3 Determinação do “perfil próprio” e autoconhecimento
2.4 Autodiagnóstico das motivações pessoais para se tornar empreendedor

3. Caraterísticas e competências-chave do perfil empreendedor
3.1 Pessoais
- Autoconfiança e automotivação
- Capacidade de decisão e de assumir riscos
- Persistência e resiliência
- Persuasão
- Concretização
3.2 Técnicas
- Área de negócio e de orientação para o cliente
- Planeamento, organização e domínio das TIC
- Liderança e trabalho em equipa

4. Fatores que inibem o empreendedorismo

5. Diagnóstico de necessidades do empreendedor
5.1 Necessidades de caráter pessoal
5.2 Necessidades de caráter técnico

6. Empreendedor - autoavaliação
6.1Questionário de autoavaliação e respetiva verificação da sua adequação ao perfil comportamental do empreendedor
Mód.2 - 7853 - Ideias e oportunidades de negócio
1. Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
1.1 Noção de negócio sustentável
1.2 Identificação e satisfação das necessidades
- Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
- Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação

2. Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
2.1 Conceito básico de negócio
- Como resposta às necessidades da sociedade

2.2 Das oportunidades às ideias de negócio
- Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
- Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
- Descrição de uma ideia de negócio
2.3 Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes

3. Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
3.1 Formas de recolha de informação
- Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
- Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
3.2 Tipo de informação a recolher
- O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
- Os produtos ou serviços
- O local, as instalações e os equipamentos
- A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
- Os meios de promoção e os clientes
- O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos

4. Análise de experiências de criação de negócios
4.1 Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
- Por setor de atividade/mercado
- Por negócio
4.2 Modelos de negócio
- Benchmarking
- Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
- Parceria de outsourcing
- Franchising
- Estruturação de raiz
- Outras modalidades

5. Definição do negócio e do target
5.1 Definição sumária do negócio
5.2 Descrição sumária das atividades
5.3 Target a atingir

6. Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
6.1 Meios e recursos de apoio à criação de negócios
6.2 Serviços e apoios públicos – programas e medidas
6.3 Banca, apoios privados e capitais próprios
6.4 Parcerias

7. Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
7.1 Análise do negócio a criar e sua validação prévia
7.2 Análise crítica do mercado
- Estudos de mercado
- Segmentação de mercado
7.3 Análise crítica do negócio e/ou produto
- Vantagens e desvantagens
- Mercado e concorrência
- Potencial de desenvolvimento
- Instalação de arranque
7.4 Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social

8. Tipos de negócio
8.1 Natureza e constituição jurídica do negócio
- Atividade liberal
- Empresário em nome individual
- Sociedade por quotas

9. Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
9.1 Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
9.2 Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)
Mód.3 - 7854 - Plano de negócio – criação de micronegócios
1. Planeamento e organização do trabalho
1.1 Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
1.2 Atitude, trabalho e orientação para os resultados

2. Conceito de plano de ação e de negócio
2.1 Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
2.2 Análise de experiências de negócio
- Negócios de sucesso
- Insucesso nos negócios
2.3 Análise SWOT do negócio
- Pontos fortes e fracos
- Oportunidades e ameaças ou riscos
2.4 Segmentação do mercado
- Abordagem e estudo do mercado
- Mercado concorrencial
- Estratégias de penetração no mercado
- Perspetivas futuras de mercado

3. Plano de ação
3.1 Elaboração do plano individual de ação
- Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
- Processo de angariação de clientes e negociação contratual

4. Estratégia empresarial
4.1 Análise, formulação e posicionamento estratégico
4.2 Formulação estratégica
4.3 Planeamento, implementação e controlo de estratégias
4.4 Negócios de base tecnológica | Start-up
4.5 Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
4.6 Estratégias de internacionalização
4.7 Qualidade e inovação na empresa

5. Plano de negócio
5.1 Principais características de um plano de negócio
- Objetivos
- Mercado, interno e externo, e política comercial
- Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
- Etapas e atividades
- Recursos humanos
- Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
5.2 Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
- Elaboração do plano de ação
- Elaboração do plano de marketing
- Desvios ao plano
5.3 Avaliação do potencial de rendimento do negócio
5.4 Elaboração do plano de aquisições e orçamento
5.5 Definição da necessidade de empréstimo financeiro
5.6 Acompanhamento do plano de negócio

6. Negociação com os financiadores
Mód.4 - 6736 - Recursos humanos – relatório único
1. Relatório Único
1.1 Anexo A – Quadro de pessoal/reportado ao mês de Outubro
1.2 Anexo B – Fluxo de entrada ou saída de trabalhadores
1.3 Anexo C – Relatório anual da formação contínua
1.4 Anexo D – Relatório anual da atividade do serviço de segurança e saúde no trabalho
1.5 Anexo E – Greves
1.6 Anexo F – Informação sobre prestadores de serviço
Acções do Documento