Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Registar

Para aceder aos ficheiros dos manuais, deverá utilizar os seus dados de acesso à aplicação
de Gestão da Formação da Consultua.

Se ainda não estiver registado clique no botão abaixo

Registar

Coleção de materiais para a Educação e Formação de Adultos (EFA)


Coleção de materiais para cursos EFA


Esta coleção visa a divulgação de um olhar técnico-pedagógico, materializado em estratégias, práticas e instrumentos de trabalho que permitem a identificação, aquisição e/ou aprofundamento de competências por parte do adulto que participe num processo de reconhecimento, validação e certificação, num curso de Educação e Formação de Adultos ou em Ações de Curta Duração. Dirige-se ainda a todos os profissionais de Educação e Formação de Adultos, quer da componente de formação de base, quer da componente de formação tecnológica. Estes materiais têm por base o Referencial de Competências-Chave, desenvolvendo-se em torno dos temas de vida "Trabalho e Emprego", “ Saúde”, “Comunidade” e “Direitos Humanos”. Situam-se nos níveis B2 e B3 e, dentro destes, nas Unidades "A", “B”, “C” e “D” das quatro áreas de competência-chave. Subdividem-se em quatro secções: a primeira integra Propostas de Trabalho (sugestões de abordagem às áreas de competência, com estratégias de trabalho individual e de grupo), a segunda trata da autoavaliação (um momento de paragem e reflexão, que permite fazer um balanço de competências por parte do adulto), a terceira intitulada “Utilitários” (engloba instrumentos de trabalho que pretendem sustentar e facilitar o percurso autónomo de formação dos formandos) e por fim, a quarta, Soluções, com algumas orientações e indicações para a resolução de alguns dos desafios lançados.

 

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO - DA COMUNICAÇÃO À EXPRESSÃO, B2Ver manual

Autor: CONSULTUA - Ensino e Formação Profissional, Lda.

Data: 2007

Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área de Linguagem e Comunicação, nível B2, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora, trabalhando o domínio da oralidade (através do recurso a uma galeria áudio), leitura, escrita e linguagem não verbal.

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO - DA COMUNICAÇÃO À EXPRESSÃO, B3 Ver manual

Autor: CONSULTUA - Ensino e Formação Profissional, Lda.

Data: 2007

Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área de Linguagem e Comunicação, nível B3, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora, trabalhando o domínio da oralidade (através do recurso a uma galeria áudio), leitura, escrita e linguagem não verbal.

MATEMÁTICA PARA A VIDA, B2 Ver manual

Autor: CONSULTUA - Ensino e Formação Profissional, Lda.

Data: 2007

Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área de Matemática para a Vida, nível B2, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora. O manual pretende orientar para a interpretação, organização, análise e comunicação de informação utilizando processos e procedimentos matemáticos; para o uso da matemática na análise e resolução de problemas e situações problemáticas, para a compreensão e uso de conexões matemáticas em contextos de vida e para o raciocínio matemático, nomeadamente de forma indutiva e de forma dedutiva.

MATEMÁTICA PARA A VIDA, B3 Ver manual
Autor: CONSULTUA - Ensino e Formação Profissional, Lda.

Data: 2007

Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área de Matemática para a Vida, nível B2, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora. O manual pretende orientar para a interpretação, organização, análise e comunicação de informação utilizando processos e procedimentos matemáticos; para o uso da matemática na análise e resolução de problemas e situações problemáticas, para a compreensão e uso de conexões matemáticas em contextos de vida e para o raciocínio matemático, nomeadamente de forma indutiva e de forma dedutiva.

CIDADANIA E EMPREGABILIDADE, B2 Ver manual
Autor: CONSULTUA - Ensino e Formação Profissional, Lda.

Data: 2007

Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área de Cidadania e Empregabilidade, nível B2, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora, explorando competências para trabalhar em grupo, competências de adaptabilidade e flexibilidade, competências de educação formação ao longo da vida e competências de relacionamento interpessoal.

CIDADANIA E EMPREGABILIDADE, B3 Ver manual
Autor: CONSULTUA - Ensino e Formação Profissional, Lda.

Data: 2007

Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área de Cidadania e Empregabilidade, nível B3, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora, explorando competências para trabalhar em grupo, competências de adaptabilidade e flexibilidade, competências de educação formação ao longo da vida e competências de relacionamento interpessoal.

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, B2 Ver manual
Autor: CONSULTUA - Ensino e Formação Profissional, Lda.

Data: 2007

Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área das TIC, nível B2, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora, resultando numa ferramenta orientadora para operar, em segurança, equipamento tecnológico diverso, realizar, em segurança, operações várias no computador, utilizar um programa de processamento de texto e usar a Internet para obter e transmitir informação.

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, B3 Ver manual
Autor: CONSULTUA - Ensino e Formação Profissional, Lda.

Data: 2007

Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando/adulto, permite, em processos de formação e RVC, reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências na área das TIC, nível B3, à luz do Referencial de Competências-Chave. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Tema de Vida e Desafio/Questão Geradora, resultando numa ferramenta orientadora para operar, em segurança, equipamento tecnológico designadamente o computador, utilizar uma aplicação de folhas de cálculo, utilizar um programa de processamento de texto e de apresentação de informação e usar a Internet para obter, transmitir e publicar informação.

ROTINAS DE CONTABILIDADE BÁSICA, B3 Ver manual
Autor: CONSULTUA - Ensino e Formação Profissional, Lda.

Data: 2007

Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando, permite, em processos de formação reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências nas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) relativas à área de formação Secretariado e Trabalho Administrativo, para o futuro assistente administrativo(a), de nível 2. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Desafio e Proposta de Trabalho, orientando o formando no desenvolvimento das actividades que vão de encontro às UFCD - Formação Tecnológica: Património, inventário e balanço de uma empresa, Rotinas de contabilidade - contas, escrituração comercial e lançamentos, Plano oficial de contabilidade - principais contas e Livros e mapas contabilísticos.

HORTICULTURA BIOLÓGICA, B3 Ver manual
Autor: CONSULTUA - Ensino e Formação Profissional, Lda.

Data: 2007

Resumo: Este recurso, dirigido ao formador e ao formando, permite, em processos de formação reconhecer, aprofundar e/ou adquirir competências nas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) relativas à área de formação Produção Agrícola e Animal, para o futuro operador(a) agrícola - Horticultura Biológica, de nível 2. Articula a sua estratégia pedagógica em torno de dois elementos conceptuais: Desafio e Proposta de Trabalho, orientando o formando no desenvolvimento das actividades que vão de encontro às UFCD - Formação Tecnológica: Enquadramento da horticultura nos princípios da agricultura biológica, Instalação de cultura hortícola nos princípios da agricultura biológica, Instalação de culturas aromáticas e condimentares nos princípios da agricultura biológica, Instalação de culturas medicinais nos princípios da agricultura biológica, Instalação de culturas - hortícola/aromáticas/medicinais - nos princípios da agricultura biológica, Protecção fitossanitária de culturas hortícolas, aromáticas e medicinais, nos princípios da agricultura biológica, Podas, regas, sachas/amontoas e fertilizações/correções de culturas hortícolas, aromáticas e medicinais, nos princípios da agricultura biológica, Colheita de culturas hortícolas, aromáticas e medicinais nos princípios da agricultura biológica e Colheita, normalização e acondicionamento de frutos nos princípios da agricultura biológica.

Acções do Documento